Os selecionados para a bolsa de jornalismo de educação
  • 22.10
  • 2019
  • 13:00
  • Natália Silva

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Os selecionados para a bolsa de jornalismo de educação

Na segunda-feira, 21. out.2019, saiu o resultado do Edital de Jornalismo de Educação, que selecionou oito projetos jornalísticos a serem financiados com bolsas de R$ 8 mil. Os recursos são oferecidos pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) em parceria com o Itaú Social.

No total, foram 56 inscrições na categoria Jornalista, voltada para profissionais formados. Dentre as pautas vencedores destaca-se a diversidade de temas, formatos e regiões representadas. “Num momento em que a crise dos grandes veículos está tão em evidência, as propostas demonstram que existem muitos profissionais com boas ideias e vontade de ir a campo para contar boas histórias”, comenta a coordenadora da comissão julgadora, a jornalista Denise Chiarato.

O Edital de Jornalismo de Educação também vai premiar universitários cujos Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvam projetos jornalísticos sobre educação. As inscrições podem ser feitas até 15.dez.2019 no site.
 
Confira abaixo os trabalhos selecionados, que serão produzidos e publicados até 15.abr.2020:
 
Eduarda Hillebrandt e Matheus Merlim (Plantão Enfoco - RJ): Reportagem sobre o impacto da política de segurança pública no estado do Rio de Janeiro sobre o aprendizado no ensino médio.

Fernanda Mara Dias Baldioti (Projeto Colabora – RJ): Vídeos com professores sobre como se dá o ensino religioso em escolas públicas do Rio de Janeiro.

Sarah Fernandes e Anelize Moreira (Rádio Brasil Atual – SP): Série de podcasts com o perfis de professores da rede pública de São Paulo que atuam em comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, caiçaras e comunidades rurais).

Lorena Aubrift Klenk (Plural – PR): Reportagem que resgata as histórias de estudantes beneficiados pelo programa AfroAtitude, implantado pelos ministérios da Educação e da Saúde em 13 universidades públicas em 2005 para apoiar universitários negros de baixa renda.

Maria Fernanda de Almeida Ribeiro (UOL Notícias – SP): Reportagem em vídeo que problematiza os desafios dos povos indígenas relacionados à educação a partir da experiência do projeto Cunhataí Ikhã, desenvolvido na Bahia com apoio da Fundação Malala.
Thais Borges Mascarenhas (Jornal Correio – BA): Série com perfis de pesquisadores com produtividade 1A da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Martina Medina Cavalcanti  (Joca – SP): Reportagem sobre a importância do transporte escolar na região da Amazônia  para viabilizar o acesso à escola.

Vanessa Abreu de Oliveira Vieira (Correio do Lavrado – RR): Reportagem sobre os impactos do aumento de estudantes venezuelanos nas escolas públicas de RR, em função do aumento do fluxo migratório para a região.

Assinatura Abraji