- 30.11
- 2012
- 16:45
- -
Os 10 anos da ABRAJI
Publicado em 29 de novembro de 2012, em A visão do jornal.
Criada durante o seminário de jornalismo investigativo, ética, técnicas e perigos, do Centro Knight de jornalismo nas Américas e do jornalista Rosental Calmon Alves na Universidade do Texas, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) celebra os seus primeiros 10 anos em dezembro.
A decisão foi feita depois que 140 comunicadores se espelharam nos moldes da instituição Investigate Report and Editors, nos Estados Unidos e no Centro Periodista de Investigacion do México e viram a necessidade de ter um centro como esses no Brasil. O início em 2002 foi incentivado através da troca de e-mail entre 45 profissionais da área que incluía o jornalista Marcelo Beraba.
De acordo com o site da associação, seu principal objetivo é se atualizar com a troca de experiências dos jornalistas e manter a constante busca pela melhoria do jornalismo. Isso é feito através de seminários, congressos e oficinas.
Ao longo de seus 10 anos, a ABRAJI conta com mais de 2000 sócios e 4000 alunos em seus cursos. Para celebrar o seu décimo ano, haverá um evento internacional do departamento de Jornalismo da USP.