• 22.03
  • 2014
  • 20:22
  • Unicos.cc

Origem de investigações jornalísticas é discutida

Publicado no site Unicos.cc, por

Leonardo Vieceli (5° semestre de Jornalismo/Unisinos)

Atenção é um requisito essencial para o repórter descobrir novas pautas e não perder a chance de produzir grandes reportagens. A origem de investigações jornalísticas foi a base para a palestra dos jornalistas Fábio Almeida, Humberto Trezzi, Nilson Mariano e Renata Colombo, durante o 2º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo, em Porto Alegre.

Para entender o surgimento de investigações, os quatros jornalistas compartilharam experiências profissionais. Ao longo da conversa, falaram de dois trabalhos premiados: Os arquivos secretos do coronel do DOI-CODI e uma série de reportagens sobre a extração ilegal de areia do Rio Jacuí. O primeiro deles foi produzido por Mariano e Trezzi, juntamente com os jornalistas José Luís Costa e Marcelo Perrone, em 2012. O segundo é uma produção multimídia de Almeida e Renata.

Premiada com o Prêmio Esso de Jornalismo 2013, Os arquivos secretos do coronel do DOI-CODI, publicada pelo jornal Zero Hora, revelou a passagem do deputado Rubens Paiva pelo órgão de tortura do regime militar no Rio de Janeiro. Além disso, a série investigativa confirmou a participação de militares nas explosões do Riocentro em 1981.

Para revelar as informações, os repórteres tiveram acesso a documentos do coronel Julio Miguel Molinas Dias, ex-chefe do DOI-CODI, vítima de uma tentativa de assalto em Porto Alegre. Quando souberam que a vítima era ligada à ditadura, os repórteres de Zero Hora passaram a acompanhar o caso de perto. “A partir do momento em que se descobriu que o coronel tinha coisas a esconder, nosso time entrou em campo”, conta Trezzi.

Mariano acredita que o trabalho auxiliou na “iluminação da história”, já que os documentos encontrados ajudaram a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro a avançar em investigações. “A gente se atirou no fato. O material na casa do coronel mostrava, inclusive, que ele tinha a chave do carro do Rubens Paiva”, completa Trezzi.

Humberto Rezzi e Nilson Mariano

Trezzi (E) e Mariano (D) explicaram os detalhes de investigação jornalística (Foto: Dominique Nunes)

Almeida e Renata realizaram a série que denunciou a extração ilegal de areia do Jacuí para a Rádio Gaúcha e a RBS TV em 2013. O trabalho recebeu condecorações como o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, na categoria Rádio. Para produzir a investigação, os repórteres utilizaram equipamentos de alta tecnologia, como uma câmera fotográfica que apresentava georreferenciamento.

Com 20 horas de gravação, Almeida e Renata flagraram a prática que causou o desaparecimento de mais de 100 praias do rio. Os jornalistas ressaltam que souberam da história por meio de uma rede social. “A pauta surgiu pelo Twitter. Pessoas ligadas ao meio ambiente enviaram mensagens. Eles denunciavam. Então, resolvi entrar em contato e saber mais”, explica o repórter.

A dupla também destaca que uma das empresas denunciadas pela investigação era anunciante da Rádio Gaúcha. Apesar da coincidência, a jornalista garante que isso não interferiu no trabalho jornalístico. “A empresa pressionou o setor comercial da rádio. Queriam que a matéria saísse do ar. Mas não tiveram interferência nenhuma. Vejo isso como uma vitória jornalística”, conclui Renata.

Renata Colombo e Humberto Trezzi

Renata (E) e Trezzi (D) falaram da origem de seus trabalhos (Foto: Dominique Nunes)

Palestra - Boas histórias: Dragagem ilegal no Rio Jacuí e Arquivos Secretos do Coronel do DOI-CODI / Horário – 14h às 15h30min

Palestrantes

* Fábio Almeida: jornalista da RBS TV, tem passagens pela Rádio Gaúcha e pelas emissoras de televisão e rádio Educativa. É vencedor de prêmios regionais, nacionais e internacionais de jornalismo em razão de reportagens investigativas.

* Humberto Trezzi: repórter da editoria de Geral jornal Zero Hora, participou de coberturas de conflitos internacionais e nacionais. Foi o jornalista mais premiado no Brasil em 2013.

* Nilson Mariano: repórter especial de Economia do jornal Zero Hora. Ao longo da carreira, conquistou mais de 40 prêmios de jornalismo.

* Renata Colombo: repórter da Rádio Gaúcha, passou pelo site alemão da Deutsche Welle, pela Rádio Guaíba e pela Panda Filmes. No ano passado, venceu os prêmios Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade e Petrobras de Jornalismo.

Mais sobre o 2º Seminário Regional de Jornaismo Investigativo:

Evento proporciona troca de experiências jornalísticas

Jornalistas contam sobre os bastidores da reportagem especial

Jornalistas têm dificuldade em obter dados com a LAI

Cidades brasileiras precisam de planos de mobilidade

Oficina apresenta sites que ajudam no desenvolvimento das pautas

Assinatura Abraji