Organizações promovem ato em SP em defesa do jornalismo e da democracia
  • 21.09
  • 2022
  • 17:23
  • Abraji

Liberdade de expressão

Organizações promovem ato em SP em defesa do jornalismo e da democracia

Atualizado às 17h55 do dia 26.set.2022.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e outras 13 organizações anunciam, nesta quarta-feira (21.set.2022), a convocação de um ato em defesa dos(as) profissionais de imprensa e da democracia. O evento é uma resposta à escalada de ameaças, agressões, ataques físicos e virtuais e tentativas de censura e intimidação contra jornalistas. Segundo monitoramento da Abraji de violações à liberdade de imprensa no país, já são 353 ataques em 2022, aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2021, ano que registrou número recorde de ataques (453).

O Ato em Defesa do Jornalismo e da Democracia será realizado nesta terça-feira (27.set.2022), a partir das 19h (hora de Brasília), no Auditório 239 – Prof. Paulo Barros de Carvalho, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

No evento, organizações que lutam pela liberdade de imprensa e pelos direitos humanos apresentarão dados recentes sobre a violência contra jornalistas e os desafios enfrentados pelos(as) profissionais no Brasil. Também será divulgado um manifesto em defesa do livre exercício do jornalismo e da democracia.

O encontro terá a participação de Patricia Campos Mello, repórter da Folha de S.Paulo e diretora da Abraji, e da jornalista e escritora Bianca Santana. Elas estão entre as vítimas de agressões e ataques promovidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores e vão compartilhar suas histórias com os participantes.

O evento conta ainda com a presença de organizações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos, como OAB, Grupo Prerrogativas, Grupo Tortura Nunca Mais e Comissão de Justiça e Paz, do Condepe - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, além do apoio e parceria do Curso de Jornalismo da PUC-SP.

O ato é convocado por: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Repórteres sem Fronteiras (RSF), Instituto Vladimir Herzog, Associação Profissão Jornalista (ApJor), Barão de Itararé, Intervozes, Centro Acadêmico Vladimir Herzog, Centro Acadêmico Benevides Paixão e Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Serviço
Ato em Defesa do Jornalismo e da Democracia
Data: terça-feira, 27.set.2022
Horário: 19h (hora de Brasília)
Local: Auditório 239 da PUC-SP, no Edifício Reitor Bandeira de Mello (prédio novo) - Rua Ministro Godói, 969, Perdizes, São Paulo (SP)
 

 

Assinatura Abraji