Organizações levam seis jornalistas da Amazônia Legal para o Congresso da Abraji
  • 11.05
  • 2023
  • 17:00
  • Abraji

Formação

Organizações levam seis jornalistas da Amazônia Legal para o Congresso da Abraji

Foto de capa: Gustavo Frazão/Getty Images/Canva

Uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Transparência Internacional - Brasil, com financiamento da Agence Française de Développement (AFD), garantirá a participação de seis profissionais de imprensa da Amazônia Legal no 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que será realizado de 29 de junho a 2 de julho de 2023, em ESPM, em São Paulo. As pessoas interessadas têm até o dia 22.mai.2023 para se inscrever no edital, por meio de um formulário on-line. Aquelas que forem selecionadas terão parte das despesas custeadas pelas organizações parceiras.

O edital busca levar para o evento jornalistas com atuação local nos estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão) e que tenham experiência em cobertura de questões ambientais. Serão priorizadas as candidaturas de pessoas que tenham publicado pelo menos uma reportagem sobre crimes ambientais, impactos socioambientais de grandes obras de infraestrutura ou defensores/as ambientais. 

O grupo terá acesso a palestras, rodas de conversa, cursos e oficinas da 18ª edição do evento, incluindo o 5º Domingo de Dados e o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, que também serão realizados na ESPM, no campus Álvaro Alvim (Vila Mariana - São Paulo). Passagens aéreas, hospedagem, alimentação e ingresso do Congresso serão cobertos pela Abraji e pela Transparência Internacional - Brasil.

Requisitos para concorrer ao edital:

  • Serão aceitas inscrições de jornalistas que tenham pelo menos uma reportagem sobre questões relacionadas a crimes ambientais, impactos socioambientais de grandes obras de infraestrutura ou defensores/as ambientais;
  • O formato de publicação da referida reportagem é amplo: internet, jornal, TV, documentário, entre outros;
  • Podem participar jornalistas residentes no estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão);
  • Podem participar jornalistas experientes ou em início de carreira;
  • Não serão aceitos jornalistas ligados a partidos políticos, a órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário ou a entidades que promovam lobby empresarial; 
  • Em casos de eventuais desistências ou de selecionados/as que não obedeçam às regras descritas, outras pessoas serão convocadas. 

No processo seletivo, serão observadas questões de diversidade e inclusão.

Benefícios

As seis pessoas escolhidas terão acesso gratuito à versão presencial do 18º Congresso da Abraji, que em 2023 acontece de forma híbrida (com transmissões ao vivo de 50% da programação)

O programa cobre passagens aéreas, que serão emitidas em categoria econômica, preferencialmente na companhia parceira, apenas com direito à bagagem de mão. Uma vez confirmada a presença do convidado, a iniciativa NÃO custeará multas por mudança de datas e horários. 

A hospedagem será em hotel com café da manhã em acomodação dupla (divisão do quarto). Além disso, as seis pessoas receberão ajuda de custo para alimentação.

Gastos que não serão pagos pelo programa: custos com táxi, transporte por aplicativo ou transporte público dentro de São Paulo e no trajeto até o aeroporto; remarcação de passagens; prorrogação de hospedagem; transporte de bagagem despachada; seguro saúde para problemas emergenciais; e outras atividades relacionadas em São Paulo.

Veja o edital e como se inscrever neste link. O período de inscrição se inicia em 11.mai.2023 e vai até 22.mai.2023.

Todas as propostas recebidas dentro do prazo serão examinadas por uma comissão composta por representantes da Abraji e da Transparência Internacional – Brasil. Os nomes dos selecionados devem ser divulgados em 25.mai.2023.

Congresso da Abraji

Em 2023, a Abraji optou pelo formato híbrido — presencial, com transmissão simultânea on-line de 50% da programação e participação remota de alguns convidados. Na prática, quem estiver acompanhando a transmissão via internet poderá assistir de cinco a seis sessões por horário — sendo três delas realizadas nos auditórios da ESPM, onde estão programados os temas internacionais e entrevistas nacionais.  Para saber mais sobre o nosso Congresso, confira a seção de notícias da plataforma do evento, que reúne todas as matérias sobre esta edição. As inscrições devem ser feitas aqui.

Serviço
Apoio para jornalistas da Amazônia Legal participarem do 18º Congresso da Abraji

Inscrições: 11 a 22.mai.2023
Leia o edital aqui.
Formulário de inscrição neste link.

Assinatura Abraji