Organizações de checagem se unem para maratona de 48h contra desinformação eleitoral
  • 30.09
  • 2022
  • 17:25
  • Abraji

Acesso à Informação

Organizações de checagem se unem para maratona de 48h contra desinformação eleitoral

Amanhã e domingo (1º e 2.out.2022), fim de semana do primeiro turno das eleições, sete organizações de checagem de fatos se unem para combater as principais desinformações sobre o processo eleitoral. Em uma espécie de maratona, com duração de 48h, a coalizão CheckBR, formada por AFP Checamos, Aos Fatos, Boatos.org, Projeto Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa, mapeará redes sociais e aplicativos de mensagens para checar conteúdos enganosos e deliberadamente falsos que possam comprometer as escolhas dos eleitores.

A colaboração tem como objetivo fazer com que mais brasileiros sejam alcançados por informações verificadas e confiáveis, por meio da livre reprodução de checagens entre os integrantes da coalizão.

A parceria de 2022 é uma reedição ampliada da iniciativa que foi criada em 2018 para a cobertura do segundo turno das eleições presidenciais daquele ano. À época, também em um período de 48h, seis veículos publicaram 50 matérias com checagem de conteúdos relacionados à votação e ao sistema eleitoral.

Todas as publicações da coalizão de checadores serão divulgadas nas redes sociais com a hashtag #CheckBR. A ideia é que os eleitores possam encontrar com facilidade as informações confiáveis disponibilizadas pelas organizações. 

Essa iniciativa tem apoio institucional da Associação de Jornalismo Digital (Ajor).

Sobre o Projeto Comprova

O Projeto Comprova é uma coalizão de 43 veículos de comunicação que trabalham colaborativamente para verificar a veracidade de conteúdos suspeitos disseminados nas redes sociais e aplicativos de mensagens. A iniciativa é liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e conta com o patrocínio de Meta e Google News Initiative.
 

Assinatura Abraji