• 16.07
  • 2008
  • 14:17
  • Unicrio

ONU lança troféu especial de imprensa pelos 60 anos da declaração dos direitos humanos

No próximo domingo, dia 20 de julho, a partir das 15 horas, a Cúria Metropolitana de São Paulo será o palco inicial dos atos em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Lá, será lançado o Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos de Direitos Humanos - prêmio que será concedido a cinco jornalistas agraciados, nos últimos 30 anos, pelo prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.

A escolha dos profissionais que receberão o Troféu Especial ficará a cargo daqueles que já receberam o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos. Eles serão convidados a escolher os cinco profissionais que na opinião deles - cerca de 800 ganhadores das edições anteriores do Prêmio -, mais se destacaram na cobertura de assuntos ligados aos direitos humanos no país.
 
Os cinco vencedores do Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos de Direitos Humanos serão anunciados durante a cerimônia de premiação do 30º Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, que acontecerá no dia 27 de outubro, no Teatro Tuca, na capital paulista.

Já no Dia dos Direitos Humanos – comemorado mundialmente em 10 de dezembro – será lançada uma página na internet onde estarão disponíveis, pela primeira vez, todas as matérias – textos de jornais e revistas, fotografias, reportagens de rádio e televisão - que foram premiadas desde 1978.

Logo após o lançamento será realizado o Concerto Justitiae, oferecido pela Comunidade Coral Luther King, com a regência do Maestro Martinho Lutero e com a participação especial da atriz Eva Wilma, na capela do Colégio Sion.

O Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos de Direitos Humanos faz parte das atividades da ONU em comemoração ao 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

É uma iniciativa do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro); da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR); do Instituto Moreira Salles (IMS); da Fundação Padre Anchieta (FPA); da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; da Comissão organizadora do Prêmio Vladimir Herzog (integrada pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a Associação Brasileira de Imprensa, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Federação Nacional dos Jornalistas, a Ouvidoria das Polícias de São Paulo, a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, o Fórum dos ex-Presos e Perseguidos Políticos, e a Família Herzog); do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP); da Comunidade Coral Luther King (CCLK); da Maxpress, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ), e da OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes.

SERVIÇO

Data: 20 de julho
15h00 - Abertura solene
16h00 - Lançamento do Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos de Direitos Humanos
Local: Cúria Metropolitana de São Paulo
Avenida Higienópolis 890

18h00 Concerto Justitiae
Local: Capela do Colégio Sion.
Avenida Higienópolis 983

Outras informações:
Valéria Schilling
Assessora de Comunicação - Centro de Informação da ONU
21-2253-2211
E-mail: [email protected]  
 

Assinatura Abraji