Oficina do Programa Tim Lopes apresenta dicas de segurança para estudantes de jornalismo
  • 25.09
  • 2023
  • 16:53
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Oficina do Programa Tim Lopes apresenta dicas de segurança para estudantes de jornalismo

Promover a segurança de jornalistas e trabalhar com a prevenção de riscos tem sido uma das estratégias adotada pela equipe do Programa Tim Lopes, da Abraji, que realizou uma oficina on-line sobre o tema durante a Semana de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na última sexta-feira (22.set.2023). Os jornalistas Angelina Nunes e Caê Vatiero conversaram com os estudantes da instituição sobre os desafios de realizar coberturas de risco no Brasil, seja nas capitais ou no interior do país. Entre os temas debatidos, destacaram-se a violência física, a segurança digital e o assédio judicial.

Criado com o objetivo de atuar na defesa e proteção de jornalistas, além de investigar casos de comunicadores assassinados em decorrência da profissão, o Programa Tim Lopes tem se dedicado nos últimos anos a compartilhar dicas e ferramentas práticas de segurança com o objetivo de conter as estatísticas de violência contra profissionais de imprensa no Brasil. Uma das frentes de atuação elencadas como urgentes é treinar estudantes para que possam adentrar o mercado de trabalho mais preparados ao realizar coberturas de risco.

“É importante começar a refletir sobre o planejamento e protocolos de segurança desde a faculdade. Como os alunos começam a produzir as suas primeiras pautas durante a graduação, seja nos estágios ou projetos de extensão, é necessário que eles entendam os riscos da profissão, como se precaver e planejar. Assim, evitamos que alguém tenha que contar a sua história posteriormente”, afirma Nunes.

Formado pela UNESP, o jornalista e assistente do Programa Tim Lopes, Caê Vatiero, reforça a necessidade de que mais oficinas como a realizada durante o evento sejam realizadas pelas universidades do país. “Falar sobre planejamento e avaliação de risco não é perda de tempo, como algumas pessoas acham. Eu só fui entender a importância de fazer esse passo a passo quando comecei a trabalhar com a proteção de jornalistas. Ter uma disciplina sobre o tema seria um diferencial para que os estudantes saíssem mais preparados para o mercado”, comenta.

Os riscos que profissionais de comunicação enfrentam têm crescido à medida que as violações à liberdade de expressão se diversificam a cada ano. Seja uma ameaça à integridade física ou um ataque virtual, passando por discursos de ódio, violência física, assédio judicial, são diversas tentativas de limitar o trabalho de jornalistas no Brasil. Pensando nisso, a equipe do programa criou uma página com um compilado de manuais, cursos e guias que orientam jornalistas a como se proteger. Confira neste link.

Assinatura Abraji