• 22.03
  • 2014
  • 20:24
  • Unicos.cc

Oficina apresenta sites que ajudam no desenvolvimento das pautas

Publicado no site Unicos.cc, por

Dominique Nunes (5º semestre de Jornalismo/ Unisinos)

Na rotina do jornalista é cada vez mais comum o uso de portais que fornecem dados importantes para as investigações. Com o intuito de apresentar estes endereços e de colaborar na apuração dos jornalistas, Gil Castello Branco e Carlos Blener comandaram a oficina ‘Investigação do Orçamento Federal’ no encontro regional da Abraji.

Foram apresentados aos jornalistas portais da União, do Estado e de municípios a fim de as informações ali contidas tornarem-se úteis em pautas. Os palestrantes também mostraram ferramentas de acesso aos orçamentos federais e estaduais como o Portal da Transparência (http://www.portaltransparencia.gov.br/), e o Portal da Transparência do RS (http://rs.transparencia.gov.br/).

Micael Behs, professor de Jornalismo Online na Unisinos, acha interessante a ideia de que números possam ser transformados em pautas. “Para mim, foi uma oficina bastante prática, onde podemos conferir recursos disponibilizados online capazes de indicar gastos públicos e que aperfeiçoam a vocação dos jornalistas de fiscalizar os poderes constituídos”, ressalta.

Luciana Kraemer, professora de Jornalismo Investigativo na Unisinos, acredita que a oficina estimulou os jornalistas a buscar as informações em portais, onde a pesquisa começa e o profissional se dá conta dos problemas e acaba criando pautas com isso. “O desafio é tornar a busca dos portais como rotina. O ideal seria fazer essa varredura diariamente, assim como lemos jornais”, opina.

Mais sobre o 2º Seminário Regional de Jornaismo Investigativo:

Evento proporciona troca de experiências jornalísticas

Jornalistas contam sobre os bastidores da reportagem especial

Jornalistas têm dificuldade em obter dados com a LAI

Origem de investigações jornalísticas é discutida

Cidades brasileiras precisam de planos de mobilidade

Assinatura Abraji