• 13.11
  • 2013
  • 14:52
  • -

Observatório da Educação promove debate sobre cobertura de reivindicações de docentes

O Observatório da Educação e a Rede Vozes da Educação realizam no próximo dia 19/11 (terça-feira) o debate “Reivindicações docentes e a mídia: quando os professores viram notícia”, com o objetivo de colocar em pauta os conflitos docentes e sua cobertura pela imprensa. O evento acontece no auditório da ONG Ação Educativa, em São Paulo (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque), das 9h às 13h30. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para [email protected].

O gancho do debate é a cobertura dos recentes conflitos entre professores em greve e a força policial em diversos Estados. O objetivo é discutir questões como o lugar dos professores no debate e na formulação de políticas de educação e a maneira com que a imprensa retrata as reivindicações e conflitos docentes.

Por outro lado, as respostas do poder público, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, no caso mais recente, se deram por meio da força e do uso do aparato policial. Assistimos, nos mais diferentes veículos de imprensa, à divulgação das situações de violência contra professores e manifestante em apoio, suscitando algumas questões: 

Os debatedores serão Fernanda Campagnucci (pesquisadora na Faculdade de Educação da USP); Heleno Araújo (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação); Karina Yamamoto (repórter, UOL Educação); Paulo Saldaña (repórter, O Estado de S.Paulo); Rubens Barbosa (professor na Faculdade de Educação da USP, a confirmar) e Tabita Abramo (ex-professora da rede estadual de SP).

Assinatura Abraji