Oboré faz cobertura oficial do Congresso da Abraji
  • 08.05
  • 2023
  • 13:30
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Oboré faz cobertura oficial do Congresso da Abraji

Foto de capa: Redação-laboratório do projeto Repórter do Futuro que atuou no 17º Congresso da Abraji (2022). Crédito: Marco Pinto/Abraji 

Mais de 60 jovens jornalistas do projeto Repórter do Futuro farão parte da equipe que cobrirá o 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, marcado entre os dias 29 de junho e 02 de julho, na ESPM, em São Paulo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Oboré Projetos Especiais e a organização do evento, considerado o maior encontro de jornalismo do país e um dos mais importantes da América Latina.

A Redação-Laboratório, constituída por estudantes e recém-formados que já passaram por outras atividades do Repórter do Futuro, atua na cobertura dos congressos da Abraji desde 2010. "Trata-se de rara oportunidade de estarem em contato com profissionais da mais alta qualificação e aprenderem, na prática, como atuar de forma reflexiva e competente em coberturas orgânicas de eventos de alta complexidade, como os organizados pela Abraji", afirma Ana Luisa Gomes, diretora da Oboré.

Ao mesmo tempo em que acompanham relatos de bastidores de reportagens e as questões contemporâneas da imprensa, os “focas” (profissional em início de carreira e estudante) vão se dividir entre funções específicas – reportagem, edição, fotografia, arte e gestão de conteúdo. As atividades vão desde o exercício da cobertura em si até a coletiva de imprensa, passando pelo cumprimento de prazos (“deadline”), regras de publicação, e a relação entre o repórter e o editor.

Toda a produção do time ficará disponível em um blog hospedado no site da Abraji a partir do primeiro dia do evento. Um exemplo pode ser visto aqui. Um grupo do projeto também é escalado para se dedicar exclusivamente às redes sociais da Abraji

“Para a Abraji, que tem entre seus pilares a formação profissional, contar com a Oboré para a cobertura do Congresso é motivo de orgulho”, afirma Cristina Zahar, secretária executiva da organização. “Essa parceria reforça o compromisso de ambas as instituições com a formação dos futuros profissionais do jornalismo”, complementa Gomes.

A preparação para cobrir o Congresso dura cerca de três meses. Os encontros de formação são feitos em São Paulo e conduzidos por três mulheres: Giulia Afiune, editora de audiência da Agência Pública; Anelize Moreira, repórter e editora com passagens por Brasil de Fato e Rede Brasil Atual; e Luana Copini, jornalista e cofundadora do movimento Mães pela Escola Pública.

Como será o Congresso

Em 2023, a Abraji optou pelo formato híbrido — presencial, com transmissão simultânea on-line de 50% da programação e participação remota de alguns convidados. Na prática, quem estiver acompanhando a transmissão via internet poderá assistir de cinco a seis sessões por horário — sendo três delas realizadas nos auditórios da ESPM, onde estão programados os temas internacionais e entrevistas nacionais. Para se inscrever, clique aqui.

A programação está distribuída em quatro dias, de quinta-feira a domingo. No primeiro dia será realizado também o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, em que pesquisadores apresentam seus trabalhos científicos e jornalistas recém-formados discutem seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs). O último dia do Congresso é totalmente dedicado à quinta edição do Domingo de Dados, com oficinas sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações e novas ferramentas e técnicas.

Em média, 11 eventos simultâneos — entre palestras, entrevistas, oficinas e cursos — vão acontecer a partir das 9h30, com 1h30 de duração. A única exceção será a cerimônia do homenageado de 2023, o jornalista Caco Barcellos, marcada para quinta-feira, 29 de junho, às 16h30. A sessão inclui a exibição de um documentário sobre a trajetória do repórter e a intersecção de sua carreira com as mudanças no jornalismo. 

É importante ressaltar que a programação pode sofrer alterações até a data do evento. Estamos na fase final de avaliação dos temas nacionais para convidar os brasileiros que serão palestrantes, instrutores e mediadores. 
 

Assinatura Abraji