• 23.08
  • 2010
  • 13:15
  • -

Oboré e Abraji promovem curso de jornalismo em situação de conflito

A partir de 1º de setembro, estudantes de graduação poderão se inscrever no 9º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, em São Paulo. O curso é oferecido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e pelo Projeto Repórter do Futuro, da Oboré, em parceria com a Abraji. Ao todo, são 25 vagas para a atividade que acontecerá nos dias 16 e 23 de outubro.

O curso abordará aspectos do Direito Internacional Humanitário e Direito Internacional dos Conflitos Armados, úteis para o trabalho da imprensa. Além disso, também haverá a apresentação do perfil da ação humanitária do CICV em quase 80 países e discussão de questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do jornalista em missão profissional perigosa.

Entre os conferencistas deste ano haverá um oficial das Forças Armadas, especialista em relacionamento com a imprensa e com experiência em operações de paz no Haiti. Também estão confirmadas as participações de um coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV e do Ouvidor Geral das Polícias no Estado de São Paulo, para abordarem a importância do respeito às normas internacionais sobre o uso da força e armas de fogo. Completam o quadro uma jornalista com experiência internacional e o assessor jurídico do CICV, especializado nas normas que regulam a condução dos conflitos armados.

Todos os candidatos devem preencher ficha cadastral, disponível exclusivamente no site da Oboré , entre os dias 1º e 20 de setembro. Após a inscrição, devem comparecer ao encontro de seleção no dia 25 de setembro, sábado, das 10h às 13h, na Matilha Cultural: rua Rego Freitas, 542, Vila Buarque.

Para mais informações escreva para [email protected] ou acesse o site do CICV.

Assinatura Abraji