O papel do jornalismo e os desafios para 2026: o impacto do extremismo político nas eleições
  • 13.01
  • 2026
  • 14:20
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

O papel do jornalismo e os desafios para 2026: o impacto do extremismo político nas eleições

Ao longo da história brasileira, o jornalismo sempre esteve inserido em contextos de poder, pressões e ameaças. Nas últimas décadas, entretanto, a violência política contra profissionais da imprensa, intensificada pelas dinâmicas digitais, tornou-se uma preocupação crescente.

As tensões eleitorais de 2022 e a ascensão de movimentos de caráter golpista criaram um terreno fértil para processos de radicalização, sobretudo em um contexto de uso crescente de plataformas digitais que intensificam a polarização política. Diante desse cenário, há o risco de agravamento nas eleições de 2024, o que pode comprometer a estabilidade democrática do país. Paralelamente, o jornalismo enfrenta o desafio de conciliar a apuração rigorosa dos fatos com as pressões do ambiente digital, que frequentemente distorcem a percepção pública sobre temas centrais da vida democrática.

O Especial Jornalismo no Brasil em 2026, projeto desenvolvido pelo Farol Jornalismo, traz esse e outros temas pertinentes ao jornalismo em sua décima edição. A iniciativa é realizada em parceria com a Abraji e também conta com o apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo).

Se você deseja saber mais sobre como o extremismo político está moldando o futuro das eleições no Brasil e qual o papel crucial do jornalismo nesse processo, leia a matéria completa de Letícia Cesarino aqui.

Para conferir o especial completo e os demais conteúdos já publicados, clique aqui.

Assinatura Abraji