• 04.07
  • 2012
  • 12:24
  • -

O jornalismo no centro do debate

Publicado em 4 de julho de 2012, no blog da Míriam Leitão.

Há muita discussão interessante e atual no Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo deste ano, que será realizado na próxima semana, em São Paulo. Andy Carvin, um dos maiores especialistas em uso das mídias sociais pelo jornalismo, vai falar, por exemplo, sobre o uso do twitter para coberturas jornalísticas.

O americano David Carr, colunista na editoria de Economia do New York Times, é outro palestrante. O jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, da Fundação Knight, também participará do debate.

Palestrantes de diferentes aéreas darão dicas de como cobrir eleições - tema importante num ano como este, e os institutos de pesquisas explicarão como trabalham.

Jornalistas brasileiros e estrangeiros apresentarão ainda os riscos a que estão expostos os profissionais que trabalham em zonas de guerra e que recursos de proteção estão disponíveis.

No congresso deste ano, comentarei a produção da reportagem "Uma história inacabada - o caso Rubens Paiva", que fiz com o jornalista Cláudio Renato, da Globonews. Vamos explicar como foi a apuração e o desafio de trabalhar com plataformas distintas - a matéria foi exibida como programa especial na GloboNews, publicada no jornal O Globo, no Globo a Mais, e no site do jornal.

Durante o Congresso, haverá homenagem a dois jornalistas: Jânio de Freitas, da Folha de S.Paulo, e Tim Lopes, assassinado pelo tráfico de drogas há dez anos.

O 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo será realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho, na Universidade Anhembi Morumbi, campus Vila Olímpia - unidade 7 (Rua Casa do Ator 275), em São Paulo.

Os organizadores informam que as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira pela internet (http://bit.ly/7Congresso).

Assinatura Abraji