O Congresso da Abraji foi importante para Maria Clara não desistir do curso de jornalismo
  • 25.06
  • 2024
  • 12:00
  • Abraji

Formação

O Congresso da Abraji foi importante para Maria Clara não desistir do curso de jornalismo

A experiência do Congresso da Abraji surgiu em um momento de crise na vida da estudante Maria Clara, 24 anos. Em 2022, durante o 4º semestre da faculdade de jornalismo, ela estava em dúvida se queria seguir no curso. Foi o convite para ser voluntária, enviado em um grupo de WhatsApp, que a levou para o 17º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji, e a primeira edição na vida de Maria Clara. “Decidi me inscrever e ver o que ia acontecer”, disse ela.

Na época, a estudante era estagiária, mas não tinha contato com o jornalismo diário. Ela conta que os quatro dias de congresso possibilitaram uma vivência muito maior com a profissão do que havia tido nos últimos meses no emprego. Depois do congresso, a baiana que veio a São Paulo para cursar jornalismo decidiu seguir na graduação e começou a trabalhar com jornalismo na prática. Hoje, é estagiária da CNN.

Para Maria Clara, o congresso mostrou-lhe que o jornalismo investigativo resiste com muitos trabalhos profundos. “Reportagens que conseguem mudar nossa realidade, trazer informações e revelar histórias”, complementou.

O evento foi a oportunidade de a estudante conhecer jornalistas renomados, como Caco Barcellos, Eliane Brum, José Roberto de Toledo, Patrícia Campos Mello, Sônia Bridi, Yan Boechat, Hélio Campos Mello e vários outros. “Ver pessoas que admirava perto de mim, mesmo que elas estivessem palestrando e eu ajudando, me deu um gás e percebi ser possível estar nesses espaços e conhecer essas pessoas.".

Mesmo trabalhando como voluntária, Maria Clara teve a chance de assistir a várias palestras que despertaram nela o interesse por jornalismo de dados, transparência de dados públicos e segurança pública. E conhecer ferramentas de investigação e a aplicabilidade da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Interessada por jornalismo político, ela lembra com entusiasmo da palestra de André Shalders, repórter do Estadão que noticiou sobre o orçamento secreto. O profissional falou sobre análise de dados para fazer reportagens investigativas e monitorar o poder público. “Foi sensacional ver uma pessoa que modificou o cenário do país mostrando como fez aquele trabalho. Estar lá absorvendo tudo isso foi muito bom.”

Para o futuro

Neste ano, Maria participará do seu último congresso como estudante de jornalismo, no próximo, terá o diploma em mãos. Hoje, está no 7º período e se preparando para o TCC, cujo tema tem ligação com Elvira Lobato, uma das diretoras da Abraji e referência nacional no jornalismo. Referência para Maria Clara, o livro de Elvira, “Instinto de Repórter”, está na mesa de cabeceira da universitária.

“Desde que entrei na faculdade, a Elvira sempre esteve presente na minha formação. O livro dela, ‘Instinto de Repórter’, foi uma indicação do meu professor e, como não está mais à venda, procurei em vários sites exemplares usados, mas não encontrei. Achei um único exemplar em uma livraria em Higienópolis, e lembro que segurei o livro, folheei as páginas e fiquei completamente extasiada por conseguir”, afirma. 

Entre os planos da estudante após se formar, está fazer cobertura política ou se encaminhar para jornalismo de dados, analisando informações do setor público.

Edição 2024

A estudante está animada para participar do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Segundo Maria Clara, é uma oportunidade de ajudar para as coisas poderem funcionar da melhor forma e de conhecer pessoas diversas e incríveis.

Sobre a programação do congresso deste ano, ela destacou que gostou da presença de vários jornalistas internacionais e que está animada para o VI Domingo de Dados. “Jornalismo de dados é uma área que tenho muita curiosidade e vontade de aprender”, afirma. 

A edição de 2024 do maior encontro de jornalistas do país terá mais de 100 atividades distribuídas em trilhas temáticas sobre eleições, Amazônia, corrupção, segurança pública, e muitas outras. Serão 20 palestrantes internacionais para discutir IA e jornalismo investigativo, além de jornalistas renomados como, Daniela Arbex, Sônia Bridi, Ilze Scamparini, Yan Boechat e Fabiana Moraes, homenageada deste ano. 

O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.

Patrocinam o 19º Congresso: Google News Initiative, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Agence Française de Développement (AFD), Transparência Internacional - Brasil, SBT News, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, International Center for Journalists (ICFJ), Atricon, Abert, Basília Rodrigues Comunicação, Alma Preta, Folha de S. Paulo, Abracom, Fundação Lemann, Natura, Alright, Youtube, Revista Cenarium, JB Litoral, RConsortium, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder 360, Internews, Serrapilheira, Artigo19, Report for the World, Meio e UOL.

São parceiros institucionais: Aberj, Galápagos Newsmaking, Jeduca, Portal Imprensa, Agência Mural, Vida de Jornalista, Núcleo, DiversaCom, Knight Center, ANJ, Pacto pela Democracia, Fórum De Direito de Acesso a Informações Públicas, Oboré e Textual Comunicação.

Serviço

19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 11 a 14 de julho de 2024
Inscreva-se em: https://congresso.abraji.org.br/inscreva-se

Foto de capa: arquivo pessoal

Assinatura Abraji