• 13.06
  • 2008
  • 10:49
  • Abraji

NYT publica reportagem sobre tortura sofrida por equipe de reportagem do jornal 'O Dia'

O jornal The New York Times publicou extensa reportagem sobre as torturas sofridas pela equipe de “O Dia” no último dia 14 de maio na favela do Batan, no Rio de Janeiro.

Com o título “In Rio Slum, Armed Militia Replaces Drug Gang’s Criminality With Its Own” (Em favelas do Rio, milícia armada substitui criminalidade de traficantes por sua própria), a matéria conta como as milícias atuam nas favelas, como são formadas e sua relação com políticos.

O jornal descreve como a repórter, o fotógrafo e o motorista de “O Dia” foram seqüestrados e torturados pela milícia. A pedido do diretor de redação do diário carioca, Alexandre Freeland, os nomes deles foram preservados. Segundo Freeland, eles estão ameaçados de morte e a divulgação dos nomes os deixaria mais expostos.

O texto diz que a maioria dos moradores do Batan ouvidos pela reportagem lamenta o ocorrido com a equipe de “O Dia”, mas diz se sentir mais segura sob o poder da milícia. Eles temem que os traficantes voltem a controlar a favela. 

Os três profissionais do jornal carioca estavam morando numa casa alugada desde o dia 1º de maio e pretendiam fazer uma reportagem sobre a vida em comunidades dominadas por milícias.

Leia a reportagem em:
http://www.nytimes.com/2008/06/13/world/americas/13brazil.html?
pagewanted=2&_r=1&th&emc=th

 

Assinatura Abraji