- 24.03
- 2011
- 16:33
- Centro Knight
Novo projeto de jornalismo colaborativo revela oportunidades perdidas em florestas da América Latina
A América Latina está perdendo oportunidades rentáveis de conservar suas florestas graças à burocracia e ao excesso de trâmites nas transações de créditos de carbono. Esta é a conclusão da investigação de um grupo de 18 repórteres, de 11 países da região. A matéria sobre o comércio de emissões de carbono é o primeiro produto de uma nova série de reportagens de investigação liderada por jornalistas latino-americanos.
Este projeto, desenvolvido pelo Consejo de Redacción—CdR da Colômbia, um grupo nacional de jornalistas investigativos, envolveu sete organizações de jornalistas independentes na América Latina. Ele foi desenvolvido após o curso de jornalismo ambiental, promovido pelo Consejo de Redacción (CdR), em outubro e novembro de 2010, com uso da plataforma de educação à distância do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. Participaram do curso 89 jornalistas.
A matéria (PDF) "Os laços de um gigante verde", supervisionada pela jornalista costarriquenha Giannina Segnini, apresenta uma visão geral do comércio de emissões de carbono na América Latina, um sistema em que cotas de emissão de gases de efeito estufa são negociadas num mercado comercial. (Veja oresumo das conclusões).
"Milhões de hectares estão chegando de forma dispersa a um mercado sem controle e com uma regulação pública insuficiente”, diz o relatório.
Nele também encontramos 11 reportagens de cada um desses países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e Venezuela.
O projeto envolveu outras sete organizações: a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Centro de Jornalismo Investigativo do Chile (CIPER), a revista mexicana Emeequis, o Fórum de Jornalismo Argentino (FOPEA), o Fórum de Jornalistas do Paraguai (FOPEP), Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS- Venezuela), a Fundação para o novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI, Colômbia). Além do Centro Knight, co-patrocinaram a iniciativa o Banco de desenvolvimento da CAF e o programa de jornalismo da Universidade Javeriana.
Para a CdR, o projeto visa "unir a vontade de diversas organizações de jornalistas independentes" de trabalharem juntas com projetos coletivos de jornalismo investigativo na região, além de facilitar os contatos entre jornalistas de diferentes países, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho de cada um deles".