• 10.04
  • 2008
  • 15:34
  • Abraji

Novo livro de Frederico Vasconcelos funciona como manual para produzir boas reportagens

Jornalistas e estudantes de jornalismo acabam de ganhar uma espécie de manual para produzir boas matérias. Em “Anatomia da Reportagem”, Frederico Vasconcelos, repórter especial da Folha de S. Paulo, mostra como investigar empresas, governos e tribunais.

Narrado em primeira pessoa, o livro conta os bastidores da apuração e redação de grandes reportagens investigativas produzidas pelo jornalista em mais de 40 anos de carreira.

O autor do premiado “Juízes no Banco dos Réus” revela o jogo de interesses que envolve uma matéria, desde a pauta até a publicação. Ele diz que uma reportagem bem sucedida requer rigor e disciplina do repórter na obtenção e no trato da informação. O autor adverte ainda que falhas em procedimentos simples podem significar transtornos que atingem outros profissionais, já que a reportagem investigativa, segundo ele, não é uma atividade individual, mas um trabalho em equipe.

Na introdução, o experiente repórter fala que a crise que atingiu a imprensa nos últimos anos reduziu as redações, mas deve ter reaproximado os jornalistas. Ele classifica a criação da Abraji como uma iniciativa louvável no sentido de aprimoramento profissional e troca de informações com colegas, num mercado cada vez mais competitivo.

Ao final, Vasconcelos faz 28 recomendações para uma boa reportagem investigativa, incluindo desde os princípios básicos do jornalismo de ouvir todos os lados e checar todas as informações aos cuidados que se deve tomar para evitar contestações e medidas judiciais. 

"Anatomia da Reportagem"
Autor: Frederico Vasconcelos
Editora: Publifolha
Páginas: 152
Quanto: R$ 27,00
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 e no site da Publifolha
(http://publifolha.folha.com.br/)

 

Assinatura Abraji