• 16.09
  • 2011
  • 15:21
  • Abraji

Nove palestras do 6º Congresso da Abraji têm 100% de aprovação

Foram consideradas “aprovadas” as palestras avaliadas como "boas" ou "ótimas" por mais de metade dos participantes

O público do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo aprovou todas as palestras desta edição do evento. Foram 69 mesas e painéis ao longo dos três dias de Congresso.

Ao se credenciar, cada participante recebeu uma ficha de avaliação para classificar as palestras e palestrantes como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.

No total, nove painéis e 15 palestrantes foram avaliados como ótimos ou bons por 100% do público. Em alguns casos, o percentual de “ótimos” superou de maneira significativa a cifra de “bons”.

A mesa com a participação de Eliane Brum, “Uma Família no Governo Lula”, foi avaliada como ótima por 92,7% do público. O workshop “Medidas de proteção para jornalistas – INSI”, ministrado em inglês, foi classificado como “ótimo” por três em cada quatro participantes. O treinamento “Introdução à Reportagem com Auxílio do Computador” recebeu 68,7% de “ótimos”; “Excel básico para jornalistas” teve 64,71 %  e “Como ler e entender os balanços das empresas”, 60 %.

Os palestrantes também tiveram uma grande aprovação. Os mais bem avaliados foram Hélio Buchmüller e Joe Blozis (considerados ótimos por todos os que assistiram a “DNA: o avanço das investigações policiais”), Eliane Brum (com 95% de “ótimos”), Gil Castello Branco (91,2%) e Marcelo Moreira (83%).

Também houve palestrantes considerados ótimos ou bons por 100% dos congressistas que assistiram a suas exposições. Foi o caso de João Paulo Charleaux, Marta Salomon, Claudio Tognolli, Bill Allison, José Roberto de Toledo, Gustavo Hennemann, Roberto Livianu e Ricardo Gandour.

A sexta edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que aconteceu em São Paulo, atraiu mais de 800 pessoas. De 30 de junho a 2 de julho, 125 palestrantes e moderadores participaram de um total de 69 paineis e workshops, todos voltados a uma melhorar a formação dos jornalistas. O evento teve ainda patrocínio e apoio de 26 empresas e instituições.

Com essas marcas, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo se consagra como a mais importante oportunidade de aperfeiçoamento para profissionais e estudantes do Brasil.

 

Assinatura Abraji