Nos dez anos da LAI, live apresenta novo portal de acesso a informações públicas
  • 12.11
  • 2021
  • 16:02
  • Abraji

Acesso à Informação

Nos dez anos da LAI, live apresenta novo portal de acesso a informações públicas

Dez anos após a publicação da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), a Fiquem Sabendo, agência de dados independente e especializada em LAI, lança um novo portal de acesso a informações públicas no Brasil, o WikiLAI. A live de lançamento será na quinta-feira (18.nov.2021), às 10h, pelo Zoom. Para se inscrever, clique aqui.

Com o formato Wiki, o site conta com tutoriais e explicações detalhadas para acessar dados públicos de forma simples e prática. O projeto será apresentado em uma live com Fernando Rodrigues, fundador do Poder360, Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e Michael Morisy, fundador do MuckRock, organização especializada na Lei de Acesso americana. A mediação é de Maria Vitória Ramos, cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo. 

Para Ramos, a criação do WikiLAI é um marco na busca pela democratização do acesso à informação pública. “A ideia é que o cidadão que nunca entrou em contato com a Lei de Acesso possa entender os conceitos e colocar a mão na massa. Também é pensado para as pessoas que já usam a LAI, mas se frustram com as negativas do poder público”, afirma.

Além de apresentar cada passo para o acesso à informação, desde o pedido inicial ao órgão público até o último recurso, o WikiLAI possui um glossário de termos técnicos ou específicos dos trâmites da LAI para facilitar a compreensão ao receber uma resposta, principalmente em casos de negativa. Para os iniciantes no universo de dados públicos, é possível encontrar um breve histórico da Lei de Acesso à Informação no Brasil, com as particularidades da legislação no país e em âmbito internacional.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) serviu como indutora para a aprovação da LAI. O processo legislativo teve seu início em 2003, ano de criação do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, iniciativa organizada pela Abraji e por outras 17 organizações com o objetivo de promover o debate sobre transparência de dados e conscientizar a população sobre a importância deste direito constitucional.

A transmissão com tradução simultânea será realizada pelo Zoom ou pelo Youtube com áudio original. 

Serviço

Lançamento WikiLAI: 10 anos da Lei de Acesso
18.nov.2021, às 10h, pelo Zoom
Inscrições e mais informações aqui

 

Siga a Abraji nas redes sociais:
Twitter | Instagram | Facebook

Assinatura Abraji