• 07.04
  • 2014
  • 07:52
  • Fernanda Maranha

No Seminário em BH, Elvira Lobato e José Casado apresentarão bastidores de grandes reportagens

Elvira Lobato e José Casado confirmaram presença em uma sessão especial sobre grandes reportagens no 3º Seminário de Jornalismo Investigativo. Os dois repórteres veteranos contarão suas experiências de apuração e relatarão as dificuldades encontradas na produção de reportagens. O Seminário será realizado pela Abraji em Belo Horizonte, no campus da FUMEC, no próximo dia 26 de abril, a partir das 9h, e tem mais um painel confirmado: “Criação de mapas para visualização de dados” com Daniel Bramatti do Estado de S.Paulo

No painel sobre grandes reportagens, Elvira pretende mostrar como foi o processo de apuração de duas das principais reportagens que realizou: “Agronegócios e pecuária de ponta usam trabalho escravo”, com pesquisa de campo no Pará e em Brasília e levantamento de mais de 200 relatórios, e também a intitulada "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", que lhe rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo. José Casado, que considera reportagem “a essência e o prazer do jornalismo”, publicou recentemente em O Globo a reportagem “Riocentro: documentos revelam que Figueiredo encobriu atentado”, fruto de um processo longo e trabalhoso de apuração. Casado contou que vai “ouvir, discutir e principalmente aprender com outros repórteres a partir de referências a casos concretos”. 

As grandes reportagens implicam diversos desafios em sua execução. Casado afirma que não há um padrão de dificuldades sofridas e que “toda reportagem é uma descoberta”. Elvira, que planeja enumerar as adversidades surgidas na execução das reportagens, elege como o maior desafio  encontrar o caminho a se seguir para comprovar uma evidência: “É preciso exercer a criatividade de forma a levar ate o resultado final”.

Elvira Lobato, que se especializou em economia e trabalhou cobrindo mercado financeiro por um longo tempo, explica que, seja qual for o tema, conhecimento técnico é fundamental em todas as áreas. Mas a repórter destaca a importância de familiaridade com as áreas de economia e legislação, que auxiliam muito na apuração de grandes reportagens.  “A qualificação profissional é a nossa grande arma”, afirma.

As inscrições para o 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo estão abertas e devem ser feitas por este link até o dia 17 de abril. Associados da Abraji em dia com suas anuidades só precisam preencher o cadastro. Os não-associados devem fazer o pagamento de R$ 50 (estudantes) ou R$ 75 (profissionais).

Quando: 26 de abri, a partir de 9h

Onde: campus da FUMEC, Rua Cobre, 200 - Belo Horizonte

 

PROGRAMA

9h - 10h30
Auditório
Verba pública, uso privado
Fábio Fabrini (Estadão)
Mateus Parreiras (Estado de Minas)

Laboratório
Estatística Básica com Excel
Lucas Abreu Maia (Estadão)
Daniel Bramatti (Estadão)

11h - 12h30
Auditório
Eleições - planejamento e cobertura
Marcelo Beraba (Estadão)

Laboratório
Limpeza e organização de grandes bases de dados - Open Refine
Marco Túlio Pires (Escola de Dados)

- 12h30 a 14h - Intervalo para almoço - 

14h - 15h30
Auditório
Segurança na cobertura de manifestações e lançamento do guia prático Abraji
João Paulo Charleaux (Conectas)
Clarinha Glock (SIP)

Laboratório
Criação de mapas para visualização de dados
Daniel Bramatti (Estadão)

16h - 17h30
Auditório
Grandes reportagens
José Casado (O Globo)
Elvira Lobato

Assinatura Abraji