Newsletter Investigadora traz a engenharia reversa de reportagens sobre ministro das Comunicações
  • 16.03
  • 2023
  • 12:30
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Newsletter Investigadora traz a engenharia reversa de reportagens sobre ministro das Comunicações

Foto: O ministro Juscelino Filho, foco de reportagens do Estadão (José Cruz/Agência Brasil).

A newsletter Investigadora, do projeto CruzaGrafos, da Abraji, volta a ser publicada nesta quinta-feira (16.mar.2023), após um curto hiato. A última edição, que destacou um levantamento da revista Piauí sobre o caminho percorrido pelo gado criado em terras griladas e uma reportagem da Folha de S.Paulo sobre conflito de interesses na campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), circulou em outubro. 

Até então sob o comando da jornalista Schirlei Alves, a Investigadora agora passa para as mãos de Flávia Faria, profissional especializada em jornalismo de dados e ex-editora do Delta Folha, da Folha de S. Paulo.

A 39ª edição, que circula a partir desta quinta-feira, traz como destaque os bastidores das reportagens do Estadão que revelaram suspeitas sobre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. A autoria é dos repórteres Daniel Weterman, Vinícius Valfré, Julia Affonso e Tácio Lorran.

A newsletter conta também como foi feita a série da Agência Pública sobre as atas secretas de 223 reuniões do governo Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19 — esta produzida por Matheus Santino, Alice Maciel, Rubens Valente, Caio de Freitas Paes, Laura Scofield, Bianca Muniz e Thiago Domenici.

O objetivo da newsletter, que é quinzenal, é ajudar na disseminação de informações sobre reportagens investigativas, que podem ou não ter utilizado a ferramenta CruzaGrafos no processo de apuração. A Investigadora também realiza uma “engenharia reversa”, de forma a revelar como foram encontrados os dados utilizados nas reportagens. A newsletter foi criada em jan.2021, em parceria com o Brasil.IO. 

Com 70,7 milhões de dados registrados, o projeto CruzaGrafos, organizado pela Abraji e pelo Brasil.IO com o apoio da Google News Initiative, é uma ferramenta que permite que relações de poder e redes de interesse sejam investigadas de forma visual, sem a necessidade de ciência de dados. Lançado em novembro de 2020, o software é livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados que permitem interligar diversas informações em uma espécie de teia.

Para assinar a newsletter, clique aqui.

Assinatura Abraji