
- 10.02
- 2026
- 08:23
- Abraji
Formação
Acesso à Informação
Mulheres do Rio Manicoré são tema da nova reportagem do projeto Defensores Ambientais
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anuncia, nesta quinta-feira (5.fev.2026), a publicação da nona reportagem produzida no âmbito do projeto Defensores Ambientais. A iniciativa, fundamental para o fortalecimento do jornalismo independente na região da Amazônia Legal, conta com o financiamento da Agence Française de Développement (AFD) e a colaboração de um consórcio de organizações parceiras.
A nova investigação, intitulada "Criadoras do primeiro território de uso comum, mulheres do rio Manicoré resistem em meio à destruição no Amazonas", é assinada pela jornalista Izabel Santos e foi publicada simultaneamente pelos sites Varadouro e InfoAmazonia. O trabalho contou com a mentoria das jornalistas Liege Albuquerque (editorial) e Angelina Nunes (segurança física em campo).
Sobre o Projeto Defensores Ambientais
O projeto Defensores Ambientais (https://www.abraji.org.br/projetos/defensores-ambientais) é uma resposta estratégica da Abraji e seus parceiros à crescente violência e às ameaças enfrentadas por comunicadores e ativistas que atuam na linha de frente da defesa do meio ambiente e dos direitos humanos no Brasil.
Com o apoio institucional e financeiro da Agence Française de Développement (AFD), o projeto tem como pilares principais:
- Fomento ao jornalismo local: Oferece bolsas e financiamento para que repórteres que vivem e atuam nas regiões de conflito possam investigar e narrar essas histórias com profundidade e rigor técnico.
- Segurança e proteção: Promove treinamentos de segurança física e digital para jornalistas, mitigando os riscos inerentes à cobertura de crimes ambientais, invasões de terras e garimpo ilegal.
- Mentoria especializada: Conecta repórteres locais a editores experientes, garantindo a excelência jornalística e o aprimoramento das técnicas de investigação.
- Rede de distribuição: Atua em consórcio com diversos veículos de mídia independentes para ampliar o alcance das denúncias e dar visibilidade nacional e internacional às violações relatadas.
A nova reportagem: Mulheres do Rio Manicoré
A apuração de Izabel Santos traz à luz o protagonismo feminino na região do Rio Manicoré, no sul do Amazonas. A reportagem detalha como a organização e a liderança das mulheres foram decisivas para a consolidação do primeiro território de uso comum (CDRU) da região.
Em um cenário marcado pela pressão do desmatamento e pela insegurança fundiária, o texto mostra como essas defensoras transformaram seus corpos e suas comunidades em barreiras de resistência, garantindo a preservação da floresta e a manutenção de seus modos de vida tradicionais.
Leia a investigação completa:
No Varadouro: Corpo Território (https://ovaradouro.com.br/corpo-territorio/)
No InfoAmazonia: Criadoras do primeiro Território de Uso Comum, mulheres do rio Manicoré resistem em meio a destruição no Amazonas (https://infoamazonia.org/2026/02/05/criadoras-do-primeiro-territorio-de-uso-comum-mulheres-do-rio-manicore-resistem-em-meio-a-destruicao-no-amazonas/)
Histórico de publicações
O projeto Defensores Ambientais já viabilizou uma série de reportagens de alto impacto, cobrindo desde a Amazônia até o Cerrado e áreas costeiras. Relembre as oito investigações anteriores apoiadas pelo fundo:
- Desmatamento tem aumento de 85% na BR-319 e impacta indígenas, do jornalista Cley Medeiros (AM), publicado no jornal A Crítica;
- Aterro ameaça sítios arqueológicos e populações tradicionais no Amazonas, das jornalistas Steffanie Schmidt e Wérica Lima, publicada no site Varadouro
- Desconfiança nos brancos e ameaças fazem indígenas Ka’apor resistirem com suas próprias regras, do jornalista João Paulo Guimarães (PA), publicada no Intercept Brasil;
- Sem apoio, indígenas usam regador de jardim para tentar conter queimadas no Maranhão, do jornalista João Paulo Guimarães (PA), publicada no Intercept Brasil;
- Moradores da foz do Amazonas sentem o gosto salgado das mudanças climáticas, dos jornalistas Rodrigo Pedroso (SP) e Rudja Santos (AP), publicada na Mongabay. (Versão em inglês: Locals at the mouth of the Amazon River get a salty taste of climate change);
- Garimpo na fronteira entre Brasil e Guiana ameaça indígenas no território Raposa Serra do Sol, de Jullie Pereira, publicada na Infoamazonia;
- Calor extremo provoca escassez de mandioca na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, de Jullie Pereira, publicada na Infoamazonia;
- Projeto Jari de créditos de carbono engana comunidades e invade terras públicas no Pará, de Carolina Bataier, publicada no De Olho nos Ruralistas.
*Foto: Marizilda Cruppe/Varadouro