- 16.10
- 2012
- 08:40
- -
MP investiga desaparecimento de jornalista há 5 dias no Paraná
Veiculado em 15 de outubro de 2012 no Jornal Nacional
O Grupo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Paraná começou a investigar, nesta segunda-feira (15), o caso de um jornalista desaparecido há cinco dias.
Anderson Leandro da Silva, de 38 anos, é dono de uma produtora de vídeo e realizava trabalhos para sindicatos e movimentos sociais. Segundo a família, na última quarta-feira (10), o jornalista foi chamado por um suposto cliente para uma reunião em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba.
Imagens de câmaras de segurança mostram ele saindo de carro.
“Nós acreditamos que deva ter sido uma emboscada”, aponta o irmão de Anderson, Antônio da Silva.
Em outubro de 2008, o jornalista foi ferido por uma bala de borracha durante a cobertura da desocupação de uma área invadida por sem-teto. O próprio Anderson filmou o momento em que um PM atirou contra um grupo de jornalistas. Na época, a Secretaria de Segurança do Paraná afastou os dois comandantes da PM responsáveis pela operação.
Nesta segunda, o professor de jornalismo Valdir Cruz, que vinha cobrando nas redes sociais mais empenho da polícia no caso, denunciou ter recebido ameaças.
A família entregou à polícia o registro das ligações telefônicas e os extratos bancários e do cartão de crédito de Anderson. Segundo os irmãos dele, não houve movimentação nas contas desde o desaparecimento do jornalista. O carro que ele usava não foi encontrado. Nesta segunda, o Ministério Público anunciou que também vai investigar o caso.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) cobrou urgência na investigação do desaparecimento de Anderson Leandro da Silva.