• 11.08
  • 2008
  • 12:39
  • Abraji

Missa de um ano da morte de Joel Siveira será celebrada no próximo dia 15 no Rio de Janeiro

No próximo dia 15 de agosto, sexta-feira, será celebrada no Rio de Janeiro a missa de um ano da morte de Joel Silveira, um dos ícones do jornalismo investigativo brasileiro. 

Em mais de 60 anos de carreira, o jornalista de Sergipe foi repórter especial, correspondente de guerra e lançou mais de 40 livros. Trabalhou em grandes veículos como “O Cruzeiro", "Diretrizes", "Última Hora", "O Estado de S. Paulo", "Correio da Manhã" e revista "Manchete".

Um dos maiores destaques de sua carreira foi a cobertura que realizou da Segunda Guerra Mundial junto à FEB (Força Expedicionária Brasileira), como correspondente dos "Diários Associados". Na volta ao Brasil, disse uma frase que se tornou célebre: “Fui para lá com 27 anos e, apesar de ter ficado onze meses, voltei com 40. A guerra amadurece”.

Por sua língua afiada, que o acompanhou até os últimos dias de sua vida, Joel ganhou de Assis Chateaubriand o apelido de "a víbora". Em 1998, foi agraciado com o prêmio "Machado de Assis", pelo conjunto de sua obra.

O jornalista foi o grande homenageado do 2º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji em São Paulo, em maio de 2007.

Joel morreu aos 88 anos, com câncer, no Rio de Janeiro, cidade em que morava desde 1937.

Serviço:

Missa de 1 ano da morte de Joel Silveira
Quando: 15 de agosto
Onde: Capela Santa Inês - Rua Mary Pessoa,91 – Gávea – Rio de Janeiro

Assinatura Abraji