Marcelo Beraba entrevista a repórter Gabriela Moreira nesta terça-feira
  • 21.05
  • 2021
  • 10:00
  • Abraji

Formação

Marcelo Beraba entrevista a repórter Gabriela Moreira nesta terça-feira

Gabriela Moreira é a próxima convidada do programa Jornalismo Essencial – Diálogos, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Em entrevista conduzida pelo cofundador da Abraji, Marcelo Beraba, a jornalista esportiva vai conversar sobre a essência do jornalismo, os pontos de inflexão em sua carreira de repórter, além dos desafios de exercer o jornalismo investigativo no esporte. O encontro virtual será nesta terça-feira, 25.mai.2021, às 19h, com transmissão pelo Youtube e Facebook da Abraji.

Repórter esportiva há nove anos, Gabriela Moreira já foi diretora da Abraji e iniciou sua carreira no Jornal Extra, onde atuou nas editorias de Polícia, Cidades, Política, Saúde e Meio Ambiente. Tem passagem pelos jornais O Estado de São Paulo, na sucursal do Rio, e O Dia; e trabalhou como assessora de imprensa na Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro.

A trajetória profissional no esporte começou na ESPN, onde a jornalista permaneceu por sete anos. Hoje, Moreira é repórter na TV Globo, SporTV e no portal do Globo Esporte. Seu foco de atenção é voltado para investigações e bastidores dos esportes no Brasil, sobretudo o futebol. Pautas como diversidade racial, de gênero e relacionada à comunidade LGBTQIA+ também estão entre suas prioridades. 

Em 2007, a jornalista recebeu menção honrosa do Prêmio Esso e o Prêmio Tim Lopes, com a série de reportagens que detalha a fuga e trajetória de dois boxeadores cubanos durante os jogos Panamericanos do Rio. Entre os prêmios ainda estão: o Prêmio Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em 2012, com a cobertura da ocupação da Rocinha, trabalho publicado no O Dia; e o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, em 2018, pela série “Futebol Fora do Armário”, publicada na ESPN.

Marcelo Beraba dedica parte do seu programa à análise de reportagens produzidas por seus convidados. Neste encontro, os espectadores terão a oportunidade de conhecer os bastidores de apurações que deram origem a dois trabalhos de Gabriela Moreira: "Drone espião do Grêmio" e "Futebol fora do armário". 

Na primeira reportagem, Moreira e a equipe da ESPN investigaram, por quase seis meses, um espião contratado pelo Grêmio, em 2017, para espionar treinos fechados de clubes adversários. Na época, o tricolor gaúcho disputava a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Libertadores da América.

A série "Futebol fora do armário", dividida em três capítulos, expõe a presença da homofobia no futebol. O primeiro episódio discute a dificuldade de assumir a homossexualidade dentro do vestiário dos maiores times do país. O segundo mostra o preconceito nos estádios, incentivado por músicas e xingamentos homofóbicos por parte das torcidas. No último, conta a história de times de futebol nos quais a temática LGBTQIA+ é uma realidade. 

Repositório de lives

O Programa “Jornalismo Essencial - Diálogos” é um dos três espaços ocupados pela Abraji nas redes sociais. Outros dois programas têm abordagens diferentes. Enquanto Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, foca em questões que colocam em risco a segurança dos jornalistas, seja ela física ou no mundo digital, Adriana Barsotti, diretora da Abraji, debate os desafios e empreendedorismo em setores específicos do jornalismo, além de divulgar o dia a dia de profissionais consagrados e que fazem a diferença com projetos independentes e de inclusão.

Confira aqui o repositório de lives com os programas transmitidos pela Abraji em 2021. 

Assinatura Abraji