Manifestantes ocupam sede da Rede Bahia, em Salvador
  • 18.04
  • 2018
  • 10:59
  • Abraji

Liberdade de expressão

Manifestantes ocupam sede da Rede Bahia, em Salvador

Na manhã da última terça-feira (17.abr.2018), integrantes de movimentos sociais invadiram a sede da Rede Bahia em Salvador (BA). Aproximadamente 200 militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) ocuparam o local onde funciona a TV Bahia, afiliada da TV Globo no estado, o jornal CORREIO e outros veículos.

Segundo nota da Rede Bahia, a ação se iniciou pouco antes das seis horas da manhã quando o grupo “invadiu a sede da Rede Bahia, forçando o portão da empresa munidos de facões (conforme relato dos seguranças patrimoniais), equipamentos de som e bandeiras”. Os manifestantes também realizaram um piquete no estacionamento do local, impedindo a entrada e a saída de funcionários. Após negociações com a Polícia Militar da Bahia, a sede foi desocupada por volta das 9h45. Não houve outras ocorrências registradas.

Segundo os organizadores a ação tinha como objetivo “protestar contra os 2 anos do golpe civil e os 22 anos do massacre dos trabalhadores do MST, em Carajás”.

A Abraji repudia ações que impeçam o trabalho de jornalistas e os coloquem em risco. O uso de violência é incompatível com o exercício da liberdade de manifestação política. Os responsáveis por tais atos devem ser identificados e punidos. Impedir ou constranger o trabalho jornalístico são formas de agir contra a democracia.

Diretoria da Abraji, 18 de abril de 2018.

Assinatura Abraji