- 14.09
- 2006
- 09:39
- Belisa Figueiró
Mais nove rádios comunitárias são fechadas em São Paulo
A operação Sintonia II da Polícia Federal fechou mais nove rádios comunitárias em São Paulo no dia 13 de setembro. Elas funcionavam de forma irregular e não tinham autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Cerca de 30 policiais e seis agentes de fiscalização recolheram os transmissores, que serão submetidos à perícia para averiguar a potência das emissoras. Os demais equipamentos ficarão à disposição do Poder Judiciário.
As rádios que foram fechadas são: Marca Maior, Nova Opção FM, 107,7, Oásis, Cinderela FM, Estrada FM, 102, 102,9 e Nação Gospel. No dia 2 de agosto, a operação Sintonia I pretendia cumprir 40 mandados de busca e apreensão, mas somente 16 emissoras foram encontradas e fechadas. Em julho, a maior rádio comunitária de São Paulo, Heliópolis, também teve a transmissão cortada, depois de 14 anos funcionando irregularmente.
De 1998 a 2005, foram autorizadas 2.345 licenças para rádios comunitárias no Brasil, segundo o Relatório de Atividades do Ministério das Comunicações, mas nenhuma em São Paulo. Cada rádio comunitária pode transmitir apenas num raio de um quilômetro a partir de sua base e sofre diversos impedimentos à sua viabilização financeira – só pode receber recursos publicitários de entidades que se localizem no perímetro de transmissão da rádio.
As rádios que foram fechadas são: Marca Maior, Nova Opção FM, 107,7, Oásis, Cinderela FM, Estrada FM, 102, 102,9 e Nação Gospel. No dia 2 de agosto, a operação Sintonia I pretendia cumprir 40 mandados de busca e apreensão, mas somente 16 emissoras foram encontradas e fechadas. Em julho, a maior rádio comunitária de São Paulo, Heliópolis, também teve a transmissão cortada, depois de 14 anos funcionando irregularmente.
De 1998 a 2005, foram autorizadas 2.345 licenças para rádios comunitárias no Brasil, segundo o Relatório de Atividades do Ministério das Comunicações, mas nenhuma em São Paulo. Cada rádio comunitária pode transmitir apenas num raio de um quilômetro a partir de sua base e sofre diversos impedimentos à sua viabilização financeira – só pode receber recursos publicitários de entidades que se localizem no perímetro de transmissão da rádio.