• 22.03
  • 2012
  • 15:14
  • -

Mais de cem palestrantes confirmados para o 7º Congresso, que acontece de 12 a 14 de julho em SP

Grandes jornalistas, especialistas e pesquisadores já confirmaram sua presença no 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento será realizado pela Abraji de 12 a 14 de julho e conta com nomes como Elvira Lobato, Eliane Brum, Míriam Leitão, Juca Kfouri, Cláudio Tognolli, Marcelo Tas e Cláudio Weber Abramo. Serão mais de cem palestrantes do Brasil e do exterior em cerca de 70 mesas, painéis e oficinas de treinamento.

Pelo quarto ano consecutivo o evento será uma parceria com a Universidade Anhembi Morumbi. De 12 a 14 de julho, jornalistas e estudantes de jornalismo poderão se encontrar no campus Vila Olímpia da instituição, na r. Casa do Ator, 275.

Para oferecer um panorama sobre o jornalismo investigativo no mundo, palestrantes internacionais contarão suas experiências. Entre eles, David Kaplan, Brant Houston e Sarah Cohen (Duke Unibversity). Do México, virá María Idalia Gómez (SIP), que pesquisou durante mais de dois anos o narcotráfico no México. O jornalista paraguaio Candido Figueredo falará sobre seu trabalho na fronteira no Centro-Oeste brasileiro, entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, ao lado do repórter da TV Globo Jonas Campos.

Nomes de destaque nacional também estarão presentes. A formação do jornalista e as diversas áreas que compõem o jornalismo atual são discutidas em mesas como “A grade curricular ideal para o novo jornalista”, “Metodologia da Reportagem“, “Fotojornalismo: informação pela imagem“ e “Jornalismo independente on-line“. Para auxiliar o jornalista ou estudante de jornalismo, no primeiro dia haverá cursos técnicos sobre Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) e uso do Excel para grandes reportagens.

Cobertura esportiva também terá um destaque especial, principalmente por causa da proximidade da Copa de 2014. O tema está presente nas mesas “Copa 2014: organização e infraestrutura”, “Impactos urbanísticos dos mega-eventos esportivos“ e “Torcidas organizadas”, entre outras. O jornalista nigeriano Charles Rukuni falará sobre o seu trabalho no FAIR, Fórum de Repórteres Investigativos da África, entidade fundada em 2003 e que levou a cabo uma longa investigação sobre o futebol naquele continente.

Transparência e acesso à informação, por serem temas caros à Abraji e ao jornalismo investigativo, estão presentes em diversas mesas de discussão. Temas atuais também terão relevância nessa edição do congresso, com mesas sobre a Rio+20, o Pré-Sal e a cobertura das eleições municipais, que acontecerão em outubro.

Toda a programação estará disponível em breve no site da Abraji. Siga nossa conta no twitter (@Abraji) e acesse nossa página no Facebook para acompanhar as novidades. Os melhores momentos do último Congresso podem ser conferidos no blog elaborado pelos estudantes do projeto Repórter do Futuro, da Oboré.

Os associados à Abraji têm descontos significativos na hora de fazer a inscrição no Congresso. Mais informações sobre as vantagens de ser sócio da Abraji você encontra aqui.

Assinatura Abraji