• 21.10
  • 2008
  • 17:29
  • Abraji

Livro reúne especialistas para comentar os observatórios de mídia

Resultado de uma sociedade que se torna mais crítica e reativa com os noticiários, os observatórios de mídia surgiram no Brasil há pouco mais de uma década, armados para assegurar a responsabilidade dos meios de comunicação. No livro Observatórios de Mídia – olhares da cidadania, porém, os observadores se tornaram os observados.

A obra, organizada por Rogério Christofoletti e Luiz Gonzaga Motta e lançada em 20 de outubro, traz uma coletânea de artigos de cinco especialistas da área que discutem a metodologia de crítica à imprensa, trocam conhecimentos e dividem experiências sobre o assunto. A publicação da Editora Paulus tem como co-autores o jornalista e coordenador do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Fernando Paulino, o professor da UnB e coordenador do Projeto SOS-Imprensa, Luiz Martins, e os professores universitários Guilherme Canela e Luiz Motta.

Os organizadores do livro lembram que os observatórios de meios são a forma de crítica de mídia que mais vem se espalhando pelo mundo e pelo Brasil, e que eles funcionam em todos os continentes com exceção da Antártica. Coordenados por associações profissionais, organizações não governamentais e setores diversos da sociedade, eles vêm apontando falhas técnicas ou éticas, alfabetizando mediaticamente o público e exaltando as boas iniciativas.
 
“Esta é uma iniciativa muito importante para gerar diálogo entre a imprensa e a sociedade. Os observatórios colaboram tanto para aperfeiçoar a mídia e promover sua responsabilidade social como para formar um público consciente do funcionamento da imprensa e seus limites”, comenta o co-autor Fernando Paulino.

O livro está à venda no site da Editora Paulus (www.paulus.com.br) e em diversas livrarias. 

 

 

Assinatura Abraji