• 01.06
  • 2007
  • 09:29
  • -

Livro da Abraji é lançado no Rio

Está marcado para dia 4, às 19h, o lançamento do livro “50 anos de crimes – Reportagens policiais que marcaram o jornalismo brasileiro”, segundo volume da coleção Jornalismo Investigativo (Abraji/Editora Record). O local do evento é a livraria DaConde, situada à Rua Conde de Bernadote nº 126, loja 125, no Leblon, Rio.

 

Organizado pelo jornalista Fernando Molica, repórter da TV Globo e diretor da Abraji, o livro reúne reportagens Amicucci Gallo, Carlos Wagner, Nilson Mariano, Humberto Trezzi, Ernani Marques, Fernanda da Escóssia, Hilka Telles, João Antônio Barros, Jorge Martins, Josmar Jozino, Luarlindo Ernesto, Luiz Alberto Bettencourt, Mario de Moraes, Mário Dias, Mário Morel, Octávio Ribeiro, Percival de Souza, Renato Garcia, Renato Lombarti e Wilson Aquino.

 

A idéia, como disse na orelha do livro o jornalista Marcelo Beraba, presidente da Abraji, ex-ombudsman da Folha de S. Paulo, é mostrar um pouco da história do país e da evolução do jornalismo brasileiro. “Os textos de Davi Nasser no caso Aída Cúri (1958) abrem a antologia e são exemplos de um jornalismo de combate, panfletário, quase uma peça de acusação, e que, ao longos das décadas seguintes, foi sendo substituído por apurações mais precisas, mais objetivas e igualmente impactantes”, afirmou.

 

O primeiro lançamento do livro ocorreu durante o 2º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji, em São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de maio.

Assinatura Abraji