Live do Programa Tim Lopes discute riscos e dificuldades de jornalistas no Norte e Nordeste
  • 06.10
  • 2021
  • 10:21
  • Abraji

Liberdade de expressão

Live do Programa Tim Lopes discute riscos e dificuldades de jornalistas no Norte e Nordeste

A live do Programa Tim Lopes receberá nesta quinta-feira (7.out.2021) o presidente do Sindicato de Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), Víto Gemaque, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita. A conversa será transmitida pelo Instagram da Abraji, às 20h.

Segundo estatísticas publicadas no relatório Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Ceará e o Pará são os estados das regiões Nordeste e Norte, respectivamente, com mais casos de agressões em 2020.

A entrevista será conduzida por Angelina Nunes, coordenadora do programa Tim Lopes, e nela serão discutidos os riscos e as dificuldades dos jornalistas no Norte e Nordeste. 

Víto Gemaque é presidente do Sinjor-PA, eleito para o triênio 2021-2023 - Gestão Sempre na Luta. Formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é repórter do grupo O Liberal e foi freelancer de grandes veículos, como O Globo, Valor Econômico e UOL.

Rafael Mesquita é graduado em Jornalismo no Centro Universitário Estácio e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Trabalha como assessor de imprensa da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), está na presidência do Sindjorce e é diretor da Fenaj. 

Repositório de lives da Abraji

A live do Programa Tim Lopes é um dos três espaços ocupados pela Abraji nas redes sociais. Outros dois programas têm abordagens diferentes. Enquanto Marcelo Beraba discute a essência do jornalismo investigativo com repórteres especializados, chamando atenção para matérias específicas, Adriana Barsotti, diretora da Abraji, debate os desafios e o empreendedorismo em setores específicos do jornalismo, além de divulgar o dia a dia de profissionais consagrados e que fazem a diferença com projetos independentes e de inclusão.

Confira aqui o repositório de lives com os programas transmitidos pela Abraji em 2021 e o link da playlist do programa no Youtube

Assinatura Abraji