Live da Abraji recebe Tiago Rogero, criador e apresentador do podcast Vidas Negras
  • 28.06
  • 2021
  • 14:46
  • Abraji

Formação

Live da Abraji recebe Tiago Rogero, criador e apresentador do podcast Vidas Negras

Nesta quinta-feira (1.jul.2021), às 20h, o jornalista mineiro Tiago Rogero participará da live “Papo de Jornalista”, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Em entrevista conduzida pela diretora da Abraji Adriana Barsotti, Tiago Rogero vai compartilhar sua experiência como criador e apresentador do Vidas Negras, um podcast original do Spotify produzido pela Rádio Novelo.

Em 2020, Rogero venceu o 42º Prêmio Vladimir Herzog em Produção Jornalística em Áudio, com o 5º episódio do podcast Negra Voz, uma série em formato narrativo sobre História Negra do Brasil publicada pelo jornal O Globo. Antes de deixar a redação do jornal carioca para se dedicar exclusivamente ao novo projeto, trabalhou como repórter na Band News FM em Belo Horizonte, e no Estadão (na sucursal do Rio de Janeiro). Passou por editorias diversas (esportes, cotidiano e segurança pública) até criar, em 2020, sua própria produtora de conteúdo, a Negra Voz Produções.

O jornalista foi fellow do International Center For Journalists com foco na produção de podcasts e já integrou comitês de seleção de editais que financiaram projetos para programas de áudio na internet. É também professor da disciplina “Podcast Narrativo” na pós-graduação em Jornalismo Investigativo do IDP, em Brasília.

Tiago Rogero diz que, depois de 10 anos com jornalismo diário, resolveu fazer uma pausa para novos desafios, sem a necessidade da correria diária nas redações. Mudou o curso da carreira por outros dois motivos: a possibilidade de explorar o formato narrativo de podcast e entrar de cabeça em um projeto sonoro que pudesse abordar figuras negras negligenciadas e apagadas pela história.

“Ao mudar para o Rio de Janeiro, há 10 anos, comecei um processo que chamamos de se descobrir negro, me dei conta de tantos fatos históricos que não sabia. Isso envolve literatura, fatos marcantes no contexto brasileiro, a obra e a trajetória de muitas pessoas”, conta.

Os ouvintes do podcast semanal Vidas Negras já se depararam com os relatos da filósofa Djamila Ribeiro, das cantoras Linn da Quebrada e Teresa Cristina, da escritora Sueli Carneiro, da ativista Anielle Franco, da atriz Chica Xavier e do jornalista João do Rio.  A live será das 20h às 21h, pelo Instagram da Abraji.

Repositório de lives

A live “Papo de Jornalista” é um dos três espaços ocupados pela Abraji nas redes sociais. Outros dois programas têm abordagens diferentes. Enquanto Marcelo Beraba discute a essência do jornalismo investigativo com repórteres especializados, chamando atenção para matérias específicas, Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, foca em questões que colocam em risco a segurança dos jornalistas, seja ela física ou no mundo digital. 

Confira aqui o repositório de lives com os programas transmitidos pela Abraji em 2021. 

Assinatura Abraji