• 03.02
  • 2006
  • 18:23
  • MarceloSoares

Lançada nova edição do Projeto Repórter do Futuro

As inscrições para o novo módulo Descobrir São Paulo, Descobrir- se Repórter deste semestre poderão ser feitas neste site, de 06 de fevereiro a 24 de março. As atividades - palestras seguidas de entrevistas coletivas - serão realizadas aos sábados, nos dias 06, 13, 20 e 27 de maio e 03 e 10 de junho, das 10h às 13h.

O Projeto é voltado a estudantes de jornalismo que buscam qualificação e contato com importantes profissionais da área. O encontro de confraternização e seleção dos candidatos será no dia 1º de abril, sábado, às 10h, no Espaço Aloysio Biondi - sede da OBORÉ e da ABRAJI (Rua Rego Freitas, 454 – 8° andar, Vila Buarque, São Paulo, próximo ao metrô República).

Mais antiga atividade da OBORÉ na área de Cursos, o Projeto Repórter do Futuro desenvolve, há 12 anos, cursos de extensão universitária para estudantes de jornalismo. Neste ano, o projeto conta com a parceria da ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.

A proposta pedagógica do projeto prevê a produção jornalística - impressa e radiofônica - com foco na prática reflexiva de cada participante e não simplesmente na aplicação de técnicas.

Para medir o empenho real dos estudantes, o projeto adota o critério da Reembolsa: cada aluno selecionado investe uma taxa simbólica em sua formação, em cheque pós-datado, que será devolvido ao final do módulo se ele assistir todas as palestras, realizar uma matéria semanal e conseguir publicar ao menos uma delas, ao longo do módulo, em qualquer meio de comunicação que tenha um editor responsável.

Os módulos são realizados com, no máximo, 25 estudantes, que têm acompanhamento individual na produção e avaliação de seus textos.

Nos meses de abril e maio de 2005, o Projeto Repórter do Futuro desenvolveu o primeiro módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter cujo objetivo era aproximar os estudantes dos grandes temas da metrópole.

Participaram deste módulo: os jornalistas Claudio Tognolli, repórter especial da Rádio Jovem Pan; Marcelo Beraba, ombudsman da Folha de São Paulo e presidente da Associação Brasileira e Jornalismo Investigativo; Gilberto Dimenstein, membro do Conselho Editorial da Folha de S. Paulo e criador da ONG Aprendiz; José Aristodemo Pinotti, Secretário Municipal de Educação; Frederico Bussinger, Secretário Municipal dos Transportes; José Gregori, presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos; Soninha Francine, vereadora; Nabil Bonduki, arquiteto urbanista e ex-vereador; Maria Maeno e José Carlos do Carmo, médicos do Trabalho e coordenadores do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Paulo; e Ana Maria Ciccacio e Teresinha Santana, da Associação Viva o Centro.

Na palestra / entrevista coletiva, os estudantes têm a oportunidade de ficar frente à frente com grandes nomes do jornalismo.

No segundo semestre de 2005, o projeto desenvolveu duas atividades: o segundo módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter (dias 20 e 27 de agosto; 03,10, 17 e 24 de setembro) e o IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado (dias 08, 15 e 22 de outubro).

O segundo módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, sob coordenação do jornalista José Roberto de Alencar, reuniu os seguintes palestrantes: Roberto Gazzi, Editor Executivo de O Estado de São Paulo; Evandro Spinelli, hoje coordenador da rede de jornais Bom Dia, no interior de SP; Fábio Altman, Editor da revista Istoé Dinheiro, e Frederico Vasconcelos, repórter da Folha de São Paulo especializado em cobertura política e de administração pública; Elvira Lobato, repórter especial da Folha de São Paulo; e Sergio Pinto de Almeida, professor do Departamento de Jornalismo da PUC de São Paulo, apresentador do programa Jornal dos Trabalhadores, na Rádio 9 de Julho.

O IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, cuja proposta é aumentar o conhecimento dos jornalistas e estudantes de jornalismo sobre o Direito Internacional Humanitário, contou com a presença de Michel Minning, representante do CICV para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai; João Paulo Charleaux, jornalista, assessor de comunicação do CICV no Brasil; Fabiano Maisonnave, repórter da editora Mundo do jornal Folha de São Paulo; Tarciso Dal Maso Jardim, consultor jurídico do CICV e do Senado Brasileiro, e William Waack, apresentador do Jornal da Globo.
Assinatura Abraji