• 06.07
  • 2011
  • 13:52
  • Brasil Economico

Kristinn Hrafnsson, 2º homem do Wikileaks, está no Brasil

Publicado no jornal “Brasil Econômico” em 01 de julho de 2011

Desembarcou na quinta-feira (30/6) em São Paulo o islandês Kristinn Hrafnsson, que assumiu a dianteira do polêmico portal Wikileaks desde a prisão de Julian Assange. 

O jornalista, cujo cargo oficial é de porta-voz do maior fenômeno da internet dos últimos tempos, será a principal atração do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ocorre nesta sexta-feira (1/7) na Universidade Anhembi Morumbi.

A visita de Hrafnsson ao Brasil se dá às vésperas de momento crucial para o Wikileaks: no dia 12, a justiça britânica começa a decidir se vai extraditar ou não Julian Assange para a Suécia, onde é chamado a responder por crimes sexuais. Atualmente, o jornalista cumpre prisão domiciliar em uma mansão em Londres.

A extradição para a Suécia é temida pelo grupo de colaboradores do Wikileaks porque pode abrir caminho para que Assange seja levado aos Estados Unidos, onde virou inimigo público do governo americano, depois de vazar documentos sigilosos. Lá, está sendo investigado e pode ser processado por conspiração, espionagem e fraude.

O resultado da decisão da justiça da Inglaterra pode culminar na saída de cena do fundador do portal que incomodou governos de todos os continentes nos últimos meses.

Se isso correr, o porta-voz deve assumir formalmente o comando do Wikileaks.

 

Assinatura Abraji