• 08.01
  • 2014
  • 10:16
  • -

Knight Center lança segunda edição de guia de ferramentas digitais para jornalismo

A segunda edição do livro “Ferramentas digitais para jornalistas”, assinado pela jornalista argentina Sandra Crucianelli, está disponível on-line no site do Knight Center for Journalism in the Americas. 

Lançado em 2008 numa primeira versão em português e espanhol, o livro é um guia de ferramentas on-line para compartilhar áudio e música, fazer petições online, fazer vídeo conferências, montar linhas do tempo, extrair dados, editar fotos, extrair dados de PDFs, enviar e-mails anônimos e manter-se seguro online.

A nova edição disponibilizada pelo Knight Center em sua biblioteca virtual passou a dar maior ênfase às técnicas mais utilizadas para buscar e processar informações e registra muitas outras mudanças e ferramentas jornalísticas que surgiram nos últimos seis anos. Na nova atualização, Crucianelli buscou adequar-se à realidade atual do jornalismo, como a disseminação do jornalismo cidadão, acrescentando sobretudo ferramentas online gratuitas, disponíveis em espanhol e/ou que podem ser usadas online.

"Estamos conscientes de que os jornalistas latino-americanos nem sempre podem comprar ferramentas pagas. Nem sempre eles podem baixar programas em seus computadores nas redações e, além disso, há uma alta porcentagem de jornalistas que não lê em inglês. Por isso a seleção foi feita com base nesses critérios", afirma a autora que também é membro do conselho consultivo do Centro de Jornalismo Digital da Universidade de Guadalajara, México, e professora no Media Center da Universidade Internacional da Flórida (FIU).

Para consultar o livro, basta acessar a biblioteca virtual do Centro Knight, que possui entre outros livros disponíveis "Cobertura jornalística da migração nas Américas", "As 10 Melhores Práticas para as Redes Sociais", "Conjunto de Guias Éticos para o Jornalismo na Web" e "Cobertura do Tráfico de Drogas e do Crime Organizado na América Latina e no Caribe".

Assinatura Abraji