• 15.09
  • 2011
  • 15:06
  • Abraji

Justiça do Rio Grande do Sul suspende censura à RBS

O desembargador Leonel Pires Ohlweiler revogou a liminar que impedia todas as empresas do grupo RBS de divulgar o nome e a imagem do vereador Adenir Mengue Webber. O político conseguiu barrar por 15 dias qualquer menção a seu nome nos veículos controlados pelo grupo.

Webber é vereador da cidade gaúcha de Dom Pedro de Alcântara. Uma reportagem de Giovanni Grizotti flagrou o político do DEM usando diárias da Câmara Municipal para fazer turismo em Foz do Iguaçu. O vídeo foi exibido no programa Fantástico no ano passado.

A censura ao grupo RBS gerou protestos de entidades como a Associação Nacional de Jornais, a Sociedade Interamericana de Imprensa e a Abraji.

Tendência
No dia 6 de setembro, a Justiça de Minas Gerais proibiu, também por meio de liminar, a circulação de uma revista na cidade de Nova Lima. A publicação contém informações que desagradaram ao prefeito da cidade, Carlinhos Rodrigues, do PT. Esta decisão continua em vigor.

A censura judicial no Brasil foi destacada pelo Committee to Protect Journalists (www.cpj.org) em seu relatório anual "Attacks on the Press" lançado em fevereiro deste ano.

Assinatura Abraji