- 18.08
- 2009
- 12:39
- -
Justiça condena responsáveis por torturar equipe do O Dia
O ex-policial civil Odinei Fernandes da Silva e Davi Liberato de Araújo foram condenados por fazerem parte da milícia que sequestrou e torturou a equipe de jornalismo de O Dia, na Favela do Batan, Rio de Janeiro, em maio do ano passado. O juiz Alexandre Abrahão, da 1ª Vara Criminal de Bangu, condenou os dois a 31 anos de prisão no dia 12 de agosto.
Policial civil, Silva também foi condenado à perda do cargo. Na sentença, o juiz afirmou que os suspeitos constrangeram as vítimas fazendo uso de violência e grave ameaça, causando sofrimento físico e mental para obter informações. Além da tortura, os milicianos roubaram objetos pessoais que não foram recuperados.
Presos pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) na operação Ninho da Águia, deflagrada em junho de 2008, ambos estão detidos atualmente no Complexo de Gericinó.
A equipe do jornal morou por duas semanas na favela para investigar a atuação das milícias no local. Os profissionais foram seqüestrados, torturados e mantidos em cárcere privado pelos criminosos.
A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, parabeniza a decisão da Justiça e acrescenta que a punição dos culpados é fundamental para que não ocorram novas agressões a jornalistas e violações à liberdade de expressão.