Juízes do trabalho ministram workshop para jornalistas sobre assédio moral e sexual
  • 24.10
  • 2017
  • 14:05
  • Mariana Gonçalves

Formação

Juízes do trabalho ministram workshop para jornalistas sobre assédio moral e sexual

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1) realiza, nesta quinta-feira (26.out.2017), o IV Workshop para Jornalistas: Assédio no Trabalho. O evento começa às 19h e será na sede da Amatra 1, no Rio de Janeiro. 

O workshop pretende responder a perguntas dos participantes sobre a configuração de assédio sexual e moral no trabalho, a gravidade de ações e atitudes de abuso, o que pode ser levado à Justiça e o que muda com a reforma trabalhista. A atividade será ministrada por juízes do trabalho, integrantes da Amatra 1.

A entrada é gratuita. Para se inscrever, basta enviar e-mail com nome, veículo e telefone de contato para [email protected]

Assédio moral

O assédio moral é geralmente enquadrado no artigo 483 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A legislação determina que o empregado pode considerar rescindido o contrato e pedir indenização quando, entre outros casos, “forem exigidos serviços superiores às suas forças, contrários aos bons costumes ou alheios ao contrato, ou ainda quando for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo ou ato lesivo da honra e boa fama”. 

Uma pesquisa realizada pelo site vagas.com em 2015 mostrou que 52% dos entrevistados disseram já ter sofrido assédio moral ou sexual no trabalho. O assédio moral foi o mais comum, e a maioria dos participantes não fez denúncia, com receio de sofrer represálias ou perder o emprego. Entre os que denunciaram, 20% afirmaram terem sido demitidos 17,6% sofreram alguma forma de perseguição. Segundo a organização, essas e outras questões estarão no evento.

Os três workshops anteriores da Amatra 1 trataram da reforma trabalhista, do trabalho escravo e do papel da imprensa na defesa de direitos.

Serviço

IV Workshop para Jornalistas: Assédio no Trabalho

Sede da Amatra 1

Rua Presidente Wilson, 228, 7º andar, Centro – Rio de Janeiro, RJ

26 de outubro, das 19h às 21h

Inscrições por e-mail

Assinatura Abraji