• 16.03
  • 2007
  • 18:31
  • -

Juíza manda O Globo indenizar Garotinho

A Infoglobo Comunicações, responsável pelo jornal O Globo, e a jornalista Ciça Guedes foram condenadas a indenizar em R$ 21 mil, por danos morais, o ex-governador Anthony Garotinho, segundo informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A sentença foi da juíza Andréa Gonçalves Duarte, da 47ª Vara Cível do Rio. Cabe recurso.

 

O ex-governador processou o jornal e a repórter por terem publicado, em junho de 2006, uma afirmação atribuída ao ex-ministro José Dirceu em reportagem do jornal argentino Ambito Financiero. Segundo o jornal argentino, Dirceu afirmou que Garotinho gastou US$ 30 milhões para vencer as prévias do PMDB e ser indicado como pré-candidato do partido à Presidência da República.

 

O Globo e a jornalista alegaram que apenas reproduziram a notícia. “O ex-governador, por sua vez, disse que a reportagem gerou desconforto, danos e agressão moral à sua pessoa”, segundo o TJ-RJ.

 

“As rés, a pretexto de exercerem seu direito à informação, acabaram excedendo os limites de tal direito, a primeira ao veicular e a segunda ao subscrever matéria jornalística - daí a solidariedade -, sem a cautela exigida, não tendo se certificado sobre a veracidade das declarações atribuídas ao senhor ministro José Dirceu de Oliveira e Silva, o que, a toda evidência, poderiam tê-lo feito, sem maiores percalços”, considerou a juíza.

 

“Nós noticiamos as declarações que o Dirceu fez em Buenos Aires, em uma palestra pública, embora de participação restrita, usando informações do Ambito Financiero”, explicou Ciça. “O diretor do jornal confirmou todas as informações e até nos enviou uma edição do jornal em papel para juntar ao processo.” A posição de Garotinho foi publicada no dia seguinte da reportagem sobre a palestra. Ele afirmou, na ocasião, que iria processar Dirceu. O jornal deve recorrer da sentença.

 

A assessoria de imprensa do ex-governador não encontrada para comentar o assunto.

Assinatura Abraji