• 06.03
  • 2007
  • 11:42
  • Belisa Figueiró

Juíza censura reportagem da TV Record

A juíza Maria Isabel Caponero Cogan, da 40ª Vara Cívil do Foro Central de São Paulo, censurou uma reportagem que seria veiculada no programa Domingo Espetacular, da TV Record, no dia 4 de março. Depois de nove meses de investigações, a matéria traz denúncias de corrupção e enriquecimento ilícito de Armando Tavares Filho, prefeito de Itaquaquecetuba, cidade da região metropolitana de São Paulo.

Tavares Filho foi entrevistado para a matéria no sábado e negou as acusações. No domingo, ele entrou com uma liminar e a juíza acatou o pedido sem sequer ter assistido à reportagem. De acordo com ela, todo cidadão tem o direito à defesa e a exibição acarretaria em prejuízos de ordem moral para o prefeito. Três oficiais de justiça e viaturas da polícia foram à emissora para cumprir o mandado de proibição da veiculação.

O departamento jurídico da TV Record não estava de plantão e não pôde recorrer da decisão no domingo, mas nesta terça-feira a emissora entrou com um recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Ações recomendadas:
Solicitar à juíza Maria Isabel Caponero Cogan que reavalie a sua decisão, visto que a medida fere a liberdade de imprensa.

Dirigir-se a:
40ª Vara Civil do Foro Central de São Paulo
Endereço: Pça. João Mendes Júnior, s/nº - São Paulo/SP
Telefones: (11) 2171 6264 – 2171 6265 e 2171 6266 

Assinatura Abraji