• 10.10
  • 2012
  • 09:08
  • Karin Salomao

Jovens blogueiros escrevem sobre suas cidades para série da BBC

Durante a semana passada, a BBC Brasil publicou uma série de reportagens chamada Palanque BBC. Para a série, jovens blogueiros foram convidados para escrever sobre os problemas das cidades em que vivem. As reportagens englobam temas que vão de saneamento básico a falta de lazer nas periferias.

Bruno Garcez, repórter da BBC Brasil e coordenador do projeto, disse que “o objetivo do Palanque BBC era trazer um olhar diferente, das próprias comunidades retratadas, nas quais os autores dos textos atuassem como correspondentes comunitários”.

Para trazer esse olhar diferente, foram escolhidos jovens de 20 a 27 anos, que trataram de problemas do seu dia-a-dia e das regiões onde moram, estudam e trabalham. Para responder à pergunta “Qual o seu problema?”, os correspondentes trouxeram questões que, normalmente, são ignoradas pela grande mídia.

A ideia surdiu de uma conversa entre Bruno Garcez e sua editora, Juliana Lootty. O jornalista pensou em desenvolver um projeto semelhante ao que desenvolveu em seu ano sabático, em 2010, quando desenvolveu o Mural - blog coletivo feito por correspondentes comunitários de diferentes partes da cidade e que hoje está hospedado na Folha de S.Paulo.

Assim, Garcez começou a escolher os blogueiros que iriam compor, por uma semana, o Palanque BBC. “A escolha se deu por meio de conversas, contatos e indicações com inúmeras entidades que realizam trabalhos um pouco similares à ideia central do projeto, como a Agência de Redes para a Juventude, Agência Dharma, Observatório de Favelas, Viva Favela!, Overmundo e o próprio Mural”, conta.

Os textos, apesar de comentarem problemas pontuais relativos a comunidades pequenas, têm apelo universal ao esbarrar em temas importantes para todas as cidades brasileiras. Por exemplo, Raíza Tourinho, 21, analisou as consequências morais e físicas que o asfalto cheio de buracos pode trazer para Salvador.

Silvana Bahia, 27, reportou os problemas enfrentados por moradores da favela mais antiga do Rio de Janeiro, que estão sendo removidos para construção de um teleférico.

Paulo Talarico, 21, e Patrícia Silva, 23, são moradores, respectivamente, de Osasco e do bairro do Campo Limpo, em São Paulo. Em seu texto, noticiam a falta de lazer na periferia.

Por fim, Fabio Pontes, 26, reporta a falta de saneamento adequado em Rio Branco, onde o esgoto corre a céu aberto em diversos pontos da cidade.

A série foi lançada na semana anterior ao primeiro turno das eleições municipais. Segundo Garcez, essa foi uma coincidência proposital. “O objetivo era mostrar que, no calor da disputa, muitos assuntos acabam sendo esquecidos, deixados de lado, a despeito de afetarem a vida de inúmeras pessoas (...) como, por exemplo, a ausência de creches na maior favela de São Paulo ou o fato de Belo Horizonte ser a cidade que mais registra assassinatos de moradores de rua”, diz. O jornalista também contou com a ajuda de editores na análise e revisão dos textos.

O fato de serem jovens escrevendo também contribui para apresentar um olhar diferenciado sobre a cidade. Para Garcez, os jovens têm “´radares´ muito possantes sobre tudo o que se passa nas regiões em que vivem” e, por isso, podem estabelecer conexões entre fatos assuntos, e personagens.

O Palanque BBC apresenta uma tendência que tende a se fortalecer, segundo Garcez: o jornalismo cidadão. “Acredito que com a crise que o jornalismo mundial enfrenta, é uma tendência que poderá ganhar força, já que oferece um olhar distinto e traz à tona temas que acabam sendo esquecidos ou não explorados com a devida atenção”, comenta.

Assinatura Abraji