• 13.11
  • 2014
  • 09:54
  • -

Jornalistas mostram ferramentas digitais para busca de pautas no mídia.JOR

Publicado em 12 de novembro de 2014 no Portal IMPRENSA

A relação com as fontes ganhou um formato completamente diferente com o surgimento das redes sociais. Novas mídias passaram a desempenhar papéis relevantes na escolha e adequação de pautas em todos os veículos e se tornaram um dos mais eficientes meios de relacionamento com a fonte e de pesquisa jornalística.

Para debater o uso da “Tecnologia como ferramenta para busca de pautas”, IMPRENSA convidou Luiz Octavio de Lima (MuCo – Museu da Corrupção), Laura Bonilla Cal (Agence France-Presse), Pedro Doria (O Globo) e Wharrysson Lacerda (Olhar Digital). Eles vão discutir durante o mídia.JOR onde e como encontrar informações e pautas, além de demonstrarem, com base em sua experiência, que o mundo digital vai além dos servidores de busca. 

Ex-editor-chefe de conteúdos digitais de O Estado de S.Paulo e colunista da Folha de S. Paulo, Doria liderou no O Globo, a equipe que venceu o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, em 2012. Já Lima atuou nas redações de Veja, Folha entre outros, quase sempre na cobertura política. O jornalista também integrou a equipe que criou o site do Estadão em 1994, no qual foi editor de internet entre 1998 e 2003.

Lima cursou Processamento de Dados no Data Control Institute, de Maryland (EUA). Atuou nas redações de O Globo, Veja, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, quase sempre na cobertura de Política. Integrou a equipe que criou o site Estadão em 1994, e foi editor de Internet do jornal entre 1998 e 2003. De 2005 a 2014 atuou no Diário do Comércio. É editor do MuCo – Museu da Corrupção, um espaço online de exibição dos escândalos que marcaram a história do país nos últimos anos, com a proposta de oferecer aos leitores "uma medida referencial do que acontece de vergonhoso nos bastidores de todas as esferas de poder". 

Em 2005, Wharrrysson Lacerda saiu das redações de emissoras de TV para criar um novo veículo de comunicação dedicado à tecnologia: o Olhar Digital, que hoje engloba um programa de TV aberta, o maior site de informações de tecnologia do país, além das maiores comunidades de tecnologia das mídias sociais brasileiras.

Nascida no Uruguai, Laura Bonilla é a editora-chefe da AFP no Brasil desde setembro de 2011. Durante os últimos 15 anos, atuou nas sedes regionais da agência em Montevidéu, Washington e Paris.

Sobre o mídia.JOR

Seminário de comunicação que discute o presente e o futuro da imprensa no país e no mundo, atualizando os paradigmas da comunicação à luz do novo cenário social, tecnológico, político e econômico. É uma referência para profissionais das redações e das assessorias de comunicação, pensadores e pesquisadores de jornalismo, estudantes e professores, e para a sociedade civil que se interessa por jornalismo, comunicação e novas tecnologias. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. 

SERVIÇO

mídia.JOR

Data: 17 e 18 de novembro de 2014

Local: Teatro Aliança Francesa - Rua General Jardim, 182 - Vila Buarque – São Paulo-SP

Horário: das 9h às 13h – Oficinas IMPRENSA / a partir das 14h – Paineis de debate

Inscrições no site: www.midiajor.com.br

Limite de 200 vagas

 

Assinatura Abraji