Jornalistas mato-grossenses recebem ameaça de morte
  • 17.10
  • 2018
  • 08:34
  • Abraji

Liberdade de expressão

Jornalistas mato-grossenses recebem ameaça de morte

Em 3.out.2018, quatro dias antes do primeiro turno das eleições, a equipe do site Muvuca Popular recebeu ameaças de morte por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp que disponibiliza ao público. O autor é um homem não identificado, cuja foto de perfil mostra o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ). Ele enviou mensagens ao número de WhatsApp da redação dizendo que os profissionais estão “com as horas contadas”.

O agressor alerta: “cuidado pra vc não comer capim pela raiz” e tenta intimidar: “publica ai algo de mim pra vcs verem o que é bom vai morrer de mamando a caducando”.

Reprodução da mensagem recebida pelo Muvuca Popular

Em nota, o Muvuca Popular atribui a ameaça ao “reflexo do momento político” e a relaciona à divulgação do editorial “Acreditamos na Democracia, logo somos contra Bolsonaro”, de 25.set.2018. O diretor-geral do site José Marcondes dos Santos Neto registrou Boletim de Ocorrência e uma queixa-crime na delegacia do Cisc Planalto em Cuiabá (MT).

A Abraji condena este atentado à liberdade de expressão e manifesta apoio a toda a equipe do Muvuca Popular. Até o momento, são 76 casos em ambiente digital. Tentativas de intimidar jornalistas são intoleráveis, uma vez que comprometem o direito fundamental de acesso a informações. A associação enviará ofício à Polícia Civil do Mato Grosso para pedir celeridade na investigação e na aplicação das sanções cabíveis ao autor das ameaças.

Diretoria da Abraji, 17 de outubro de 2018.

Assinatura Abraji