• 27.03
  • 2012
  • 10:16
  • -

Jornalistas investigativos se reúnem na Colômbia para encontro internacional

 

De 16 a 17 de março, 247 jornalistas, gerenciadores de mídias, professores e estudantes se reuniram em Bogotá durante o V Encontro de Jornalismo Investigativo. O evento é organizado anualmente pelo Conselho de Redação (CdR)

Entre editores, jornalistas investigativos, gerenciadores de mídias, professores e estudantes, 247 pessoas se reuniram nos dias 16 e 17 de março em Bogotá durante o V Encontro de Jornalismo Investigativo, organizado pelo Conselho de Redação (CdR).

A programação contou com temas como lavagem dinheiro transnacional, corrupção administrativa, mineração na América Latina, roubos de subsídios estatais, narcotráfico e eleições. 

Marcelo Moreira, presidente da Abraji, participou do encontro. O jornalista falou sobre como cobrir o crime organizado no Rio de Janeiro, os riscos que os repórteres brasileiros enfrentam ao serem mandados para coberturas de violência em favelas e treinamento de segurança para repórteres. Moreira traçou um quadro de como o Rio de Janeiro está se preparando para garantir a segurança aos cidadãos principalmente com a proximidade de grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíada.

Outros palestrantes foram Daniel Santoro (Argentina),  Marcela Ramos (Chile), Marcela Zamora (El Salvador), Sebastian Rotella, Marina Walker, Raquel Rutledge y Stephen Ferry (Estados Unidos), Marcela Turati e Javier Valdez (México), Ricardo Uceda (Peru), Paul Radu (Romênia) e Ginna Morelo, Fabio Posada e Fernando Ramírez (Colômbia). 

Também participaram Germán Rey, acadêmico colombiano e sócio honorário da CdR e Ronnie Lovler, do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês), que lidera um projeto de mapeamento e jornalismo cidadão com o Conselho de Redação.

A atividade contou com o apoio do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, que tem contribuído para o trabalho da CdR desde 2007, a Fundação Open Society e o Centro Ático e a Faculdade de Comunicação e Linguagem, da Pontifícia Universidade Javeriana, sede do evento.


 

Assinatura Abraji