Jornalistas independentes criam uma rede nacional para promover jornalismo local e diverso
  • 20.09
  • 2023
  • 14:00
  • Abraji

Formação

Jornalistas independentes criam uma rede nacional para promover jornalismo local e diverso

Crédito da imagem: Paula Amaral/Na Cuia

Realizado pela Énois - Laboratório de Jornalismo,  o TechCamp Belém 2023 foi o palco para a formação de uma rede de jornalistas locais e independentes de todo o país. A articulação da nova rede foi feita no encontro, que reuniu 60 iniciativas de comunicação e oito mentores nacionais e internacionais em Belém, entre os dias 13 e 17.set.2023, para tratar do fortalecimento do jornalismo local, diverso e sustentável. A Abraji marcou presença com sua diretora Gabi Coelho, que ministrou a oficina “Campanhas de informação, OSINT, Dados, Checagem e Engajamento”, e com Caê Vatiero, do Programa Tim Lopes.

Também participaram como mentores Ariene Susui, jornalista e comunicadora indígena do povo Wapichana, Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa e consultora sênior de Pesquisa do Equis, Jonathan Kealing, diretor de network do Institute for Nonprofits News, Marianna Araujo, diretora de comunicação do Fogo Cruzado, Nicolas Rios, diretor de público e comunidade da Documented, Raul Torres, fundador da Torres Contabilidade, e Simone Cunha, diretora de captação e comunicação da Énóis. O evento teve financiamento da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos.

"Nós organizamos esse evento pensando em como colocar o máximo de organizações de jornalismo local juntas para que elas pudessem trocar contatos e entender de que forma é possível atuar em conjunto identificando os problemas para construir caminhos de fortalecimento”, explica Simone Cunha.

A programação foi dividida em eixos temáticos definidos como urgentes pela Énóis na defesa da informação nos territórios e na busca pela integração de profissionais de diversas regiões do Brasil. As oficinas tiveram como foco discussões sobre desenvolvimento organizacional, campanha de financiamento coletivo, sustentabilidade, captação, informação e checagem, audiência, membresia, inteligência artificial, fake news e deep fake news, novos produtos jornalísticos, organizações da sociedade civil e jornalismo, ferramentas para um jornalismo diverso. 

“Graças ao TechCamp Belém 2023, testemunhamos o nascimento de uma poderosa rede de jornalistas locais comprometidos com a diversidade e a sustentabilidade de nossa profissão. Este encontro exemplifica a vitalidade do jornalismo fora do eixo Sudeste-Sul, provando que todas as regiões do Brasil têm histórias cruciais a contar”, afirma Gabi Coelho.

O jornalista Caê Vatiero, assistente do Programa Tim Lopes da Abraji, foi um dos participantes do programa. Enquanto profissional transgênero, ele reitera a importância de fortalecer iniciativas feitas por populações historicamente invisibilizadas. “O encontro foi decisivo para que eu e outros jornalistas trans pudéssemos começar a tirar do papel uma iniciativa nova focada na cobertura da nossa população, que é, inclusive, constantemente marginalizada pelo próprio jornalismo”, afirma Vatiero.

As iniciativas que passam a integrar uma nova rede de jornalistas locais no país são: Abaré, Açaí Valley, Acessibilindígena, Agência Lume, Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Agência Saiba Mais, Amazônia Real, Amazônia Vox, Angola Comunicação, Associação Gênero e Número, Awalé, Bigu Comunicativismo, Carta Amazônia, Calango Notícias, Coletivo Aruandê, Coletivo Força Tururu, Correio do Lavrado, Cumbuca, DataLabe, Desenrola e Não Me Enrola, Engajamundo, Énois Conteúdo, Fala Roça, Gazeta do Pantanal, Farol Jornalismo, Instituto Mídia Étnica, Jornal Cdd Acontece, Jornal Empoderado, Jornal O Povo, LabJaca, Malamanhadas, Manda Notícias, Mangue Jornalismo, Marco Zero Conteúdo, Maré de Notícias (Redes da Maré), Na Cuia Produtora Cultural, Negritar, Nonada Jornalismo, Nós, mulheres da periferia, O Corre, Olhos Jornalismo, Pimp My Carroça, Portal Catarinas, Portal Repórter Manaós, Produtora Maré Cheia, Rádio e Tv Quilombo, Redação News, Rede de Comunicadores dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira/SP, Rede Tumulto, Reocupa, Rondon Oficial, Site Coreto, Sul21, Tapajós de Fato, TeatrineTV, Território da Notícia, Transmídia, Tv Quilombo, Uniderp e Wayuri.

Assinatura Abraji