• 13.09
  • 2012
  • 09:56
  • Marina Iemini Atoji

Jornalistas e estudantes aprimoram conhecimentos sobre eleições em seminário realizado por Abraji e MPD

Daneluzzi explica pontos da lei eleitoralNesta manhã (13 de setembro), foi realizado o Seminário Cobertura de Eleições Municipais, promovido pela Abraji e pelo Movimento para o Ministério Público Democrático (MPD). Mais de 20 participantes, entre jornalistas e estudantes, acompanharam a exposição do promotor Marcelo Daneluzzi sobre as práticas permitidas ou não durante o período eleitoral. Roberto Livianu, vice-presidente do MPD, também acompanhou o seminário e contribuiu com esclarecimentos sobre o funcionamento do Ministério Público em relação às eleições.

Ao apresentar brevemente as leis eleitorais, Daneluzzi lembrou que as recentes mudanças nas regras, como a lei que criminaliza a compra de votos e Lei da Ficha Limpa, só ocorreram após pressão da sociedade. E frisou: "a imprensa está na ponta de lança do controle social".

Além da introdução aos principais regulamentos das eleições, o grupo teve oportunidade de tirar dúvidas a respeito de comportamentos de candidatos e fatos envolvendo a cobertura eleitoral, como a realização e divulgação de pesquisas e debates, propaganda eleitoral e uso da máquina. A ainda precária transparência dos financiamentos e dos gastos de campanhas foi apontada como merecedora de atenção, tanto por parte do promotor quanto pelos jornalistas envolvidos na cobertura dos pleitos municipais.

Os participantes julgaram a iniciativa do curso positiva. Para Rodrigo Burgarelli, repórter de O Estado de S.Paulo, o seminário ajudou a definir melhor quais condutas são irregulares de acordo com a lei e, assim, "ajuda a saber melhor o que pode ser pauta ou não". Gabriela Bazzo, trainee da Folha de S.Paulo, aprovou a clareza das explicações: "as informações sobre o tema estão bastante difusas, e aqui conseguimos ver tudo em um conjunto".

Assinatura Abraji