• 22.02
  • 2008
  • 16:51
  • Abraji

Jornalistas colombianos criam associação semelhante à Abraji no país

Foi formalizada na Colômbia a organização Consejo de Redacción (CdR), que tem como objetivo promover o jornalismo investigativo naquele país. A associação evoluiu de uma lista de discussões por e-mail criada em 2006 e da qual participam 61 jornalistas colombianos.

Com a criação do CdR, já são cinco associações de fomento ao jornalismo investigativo na América do Sul que surgiram com o apoio do Centro Knight de Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas em Austin. Além da Abraji, criada em 2002, há o Foro de Periodismo Argentino (Fopea) www.fopea.org, criado em 2003, a Red de Periodistas de Provincias de Perú www.redperiodistas.org.pe, de 2004, e o Foro de Periodistas Paraguayos (Fopep) www.fopep.org.py , instituído em 2006.

O Consejo de Redacción, que conta com 36 sócios, prepara uma série de eventos para este ano, como o Primeiro Encontro de Jornalismo Investigativo CdR, previsto para os dias 25 e 26 de abril em Bogotá, e oficinas para capacitar membros do Consejo de Redacción para difundir as técnicas de RAC (Reportagem com o Auxílio do Computador). Ao mesmo tempo, o Cdr já organiza bancos de dados para auxiliar o trabalho de investigação de seus associados.

Fazem parte do Conselho Diretor do CdR: Fernando Ramírez, chefe de redação do jornal "La Patria"; Elber Gutiérrez, chefe de redação do "El Espectador"; Aldemar Moreno, jornalista de economia da Revista Semana; Ginna Morelo, editora de investigações do "El Meridiano"; Juan Carlos Gutiérrez, coordenador de investigacões da "Vanguardia Liberal", Fabio Posada, editor de investigações do "El País" e Carlos Eduardo Huertas, editor de investigaciones da revista "Semana" e presidente do CdR.

Pelo e-mail [email protected], pode-se obter mais informações sobre a nova associação de jornalistas investigativos.

Assinatura Abraji