• 29.10
  • 2015
  • 13:42
  • -

Jornalistas brasileiros podem concorrer à bolsa Spencer pela primeira vez

Jornalistas especializados em educação já podem se inscrever para concorrer a uma das quatro bolsas Spencer que a Universidade Columbia oferecerá em 2016. Os aprovados passarão um ano letivo em Nova Iorque produzindo uma grande reportagem (ou outro projeto jornalístico de fôlego) com monitoria de um docente da Columbia Journalism School e acompanhamento de algum outro professor da Universidade, à escolha do bolsista. O programa de aulas envolve tanto disciplinas de jornalismo quanto da Teachers College, escola de educação pioneira nos Estados Unidos. Os bolsistas também poderão cursar quaisquer disciplinas que desejarem dentro da universidade. 

A bolsa cobre todos os custos com a universidade e fornece 75 mil dólares para o bolsista custear a estadia em Nova Iorque durante as aulas. Além desse valor, há ainda 7,5 mil dólares destinados a cobrir gastos com pesquisas (montante normalmente usado para cobrir custos de viagem). O programa começa na última semana de agosto do ano que vem e se estende até maio de 2017.

Esta é a primeira vez que jornalistas da América Latina poderão concorrer. Não há, no entanto, nenhuma cota de vagas reservadas para repórteres de qualquer região. O programa é inteiramente em inglês, e por isso os candidatos devem ser fluentes no idioma. Além das aulas, o período em Columbia servirá para os bolsistas trabalharem no projeto apresentado na inscrição, e a infraestrutura da universidade poderá ser usada para esse fim. Os alunos também são registrados como estudantes de pós-graduação, e, como tal, têm todos os benefícios, inclusive acesso às bibliotecas e a serviços de saúde.

A bolsa Spencer foi criada na Faculdade de Jornalismo da Universidade Columbia em 2007 com financiamento da Fundação Spencer. Seu objetivo é aprimorar a cobertura por meio da aproximação do repórter com a pesquisa acadêmica na área educacional.


Como se inscrever

Os candidatos à bolsa Spencer devem enviar os seguintes documentos pelo formulário on-line até 31 de janeiro: 

- Uma biografia profissional ou currículo.

- Três peças de sua autoria que demonstrem intimidade com educação e com pesquisa em educação, incluindo matérias para jornal e revista, transmissões de vídeo e áudio, filmes, livros, monografias, relatórios acadêmicos e quaisquer outros escritos. Não há campo para upload dos trabalhos, apenas para indicação dos links. É essencial que os links possam ser abertos pelo corpo de jurados que selecionará os bolsistas. Os trabalhos devem estar em inglês ou acompanhados da tradução para esse idioma.

- Um pré-projeto da reportagem sobre educação que será desenvolvida, explicando como o contato com a pesquisa em educação beneficiará tanto o resultado final quando sua capacidade para cobrir o assunto no futuro.

- Será dada preferência aos candidatos que comprovarem por escrito que suas reportagens serão publicadas - pode ser uma carta de compromisso de uma empresa de mídia ou o contrato para a produção de um livro. O candidato também deve demonstrar que seguirá cobrindo educação a longo prazo.

- Definição das áreas de pesquisa que você procurará na Universidade Columbia, incluindo disciplinas e professores relacionados a seu projeto.

- Uma análise de alguma tendência em educação que você tenha observado. Essa tendência não precisa ter relação com seu projeto, o objetivo é entender como você está acompanhando as políticas educacionais.

- Ao menos três cartas de recomendação, incluindo uma da publicação que mostrou interesse em veicular seu projeto.

 

Não há pré-requisitos acadêmicos, mas o candidato deve ter interesse em cursar disciplinas que subsidiem o projeto. É desejável que os candidatos montem um plano de estudo, incluindo uma lista de especialistas de Columbia que poderiam ser convidados a trabalhar com o bolsista. 

O link para inscrições é este: http://www.journalism.columbia.edu/page/223/8

Para mais informações, contate a diretora do programa, Profª. LynNell Hancock, em [email protected], ou Barbara Kantrowitz, em [email protected].

Assinatura Abraji