• 11.01
  • 2016
  • 09:56
  • -

Jornalistas associados à Abraji indicam leituras para as férias

Janeiro é mês de férias em boa parte das universidades brasileiras. Pensando nisso, a ABRAJI pediu aos associados Eliane Brum, Dorrit Harazim e Rosental Calmon Alves recomendações de leitura proveitosas para estudantes.

 

Não Ficção

Eliane Brum

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade - Yuval Noah Harari

Sinopse: A história do homo sapiens desde o surgimento da espécie, passando pela pré-história até o presente. O autor relaciona os acontecimentos com questões do presente e questionamentos inovadores. Para cada crença que a humanidade tem hoje, o autor apresenta interpretações diversas através de novos pontos de vista, proporcionando perspectivas inéditas.

Dorrit Hazarim também recomenda ´Sapiens: Uma Breve História da Humanidade´, quem ler, segundo a jornalista, vai aprender “um pouco sobre tudo”.

Amor & Capital - Mary Gabriel 

Sinopse: Amor & Capital é uma biografia que mostra o lado humano e familiar de Karl Marx. Através do contexto histórico - político da Europa do século XXI, a autora revela aspectos da vida pessoal de Marx com Jenny Von Westphalen, sua esposa. O livro passa por toda a trajetória do filósofo e pelas grandes capitais da Europa, como Londres, Paris, Bruxelas e Berlim. 

Dorrit Harazim

41 False Starts: Essays on Artists and Writers - Janet Malcom

Sinopse: A versão em português deste livro ´41 Inícios Falsos´ será lançada em fevereiro. Da mesma autora de ´O Jornalista e o Assassino´, o livro reúne ensaios e reportagens sobre artistas e a arte, que foram produzidas pela rainha do jornalismo literário nas últimas décadas. Dorrit Harazim acredita que este livro “tem o potencial de nos ensinar o que é escrever bem.” 

Rosental Calmon Alves

História do Futuro - Miriam Leitão

Sinopse: Miriam Leitão mapeia o futuro do país baseando-se em matérias, viagens, análises de dados e depoimentos de pesquisas. A jornalista levou três anos para realizar a pesquisa deu origem a este livro. Rosental Calmon Alves recomenda a obra como “uma indispensável reportagem sobre os caminhos que o Brasil está trilhando ou vai trilhar.” 

 

Ficção 

Eliane Brum

As correções - Jonathan Franzen

Sinopse: Este livro procura narrar a história dos conflitos religiosos, geracionais e de costumes de uma família americana na última década do século XX. Cada membro da família sente que de alguma forma se desviou de seus objetivos. Para contar esta história, em que todos procuram corrigir os rumos que imprimiram às próprias vidas, o autor expressa o embate entre mundos - o universo conservador dos pais e o pragmatismo sem horizonte dos filhos.

Dorrit Harazim

La Oculta - Héctor Abad

Sinopse: Quem passou pelo impacto de "A Ausência que Seremos", a magnífica obra autobiográfica do colombiano  Héctor Abad, deve  se aprofundar na traumática história recente daquele país  através de  "La Oculta". Desta vez, em narrativa ficcional mas nem tanto,o autor conta a saga de um pedaço de terra  em mãos de seus três irmaos herdeiros adultos,  hoje. O texto em espanhol está disponível online. A edição em português sai no segundo semestre.

Rosental Calmon Alves

Que Mistério Tem Clarice? - Sérgio Abranches

Sinopse: O livro de Sérgio Abranches é uma viagem por épocas e lugares distintos, narrando a história de uma mulher que vai ter que se confrontar com um passado que ela pensava já ter esquecido. A obra usa a ficção para abordar temas em evidência do Brasil contemporâneo. Com certa mistura de prosa e ensaísmo, o livro faz referência a outros grandes autores como Kafka, Hemingway e García-Lorca.

Sinopses foram editadas por questões de tamanho e clareza. 

 

Assinatura Abraji